Cotidiano

Acic chega a 32 núcleos

A Associação Comercial e Industrial de Cascavel foi a primeira no Paraná, em 1998, a aderir ao Empreender, programa adaptado à realidade brasileira com base em um projeto de parceria empresarial famoso em países da Europa. O programa quebra um paradigma básico no mundo dos negócios: faz com que empreendedores de um mesmo ramo dialoguem e passem a pensar ações de fortalecimento do setor de forma conjunta. Hoje, a Acic tem 32 núcleos em atividade, um dos maiores números entre as 297 entidades ligadas à Faciap (Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná).

A meta do presidente Edson José de Vasconcelos e do vice, Sandro Bacarin, é de que os núcleos sejam 50 em pouco tempo. “Eles têm um papel determinante no cotidiano da associação, principalmente de oxigená-la e de fortalecê-la”, informa Edson. Para que o objetivo seja alcançado, a entidade investe na ampliação do número de consultores e em equipe de suporte. São nove pessoas que contribuem para o sucesso de uma ação das mais importantes para a Acic, diz a coordenadora de Núcleos, Dulce Ragazzon. “Em apenas dois meses, criamos seis novos núcleos e há pelo menos dez prospectados para os próximos 60 dias”.

Metodologia

O primeiro passo para a criação de um núcleo é contatar empresários de um mesmo ramo que tenham interesse em conhecer a metodologia. Então é realizado um trabalho de sensibilização, com o detalhamento do funcionamento dos núcleos e das possibilidades que a atuação conjunta abre – realização de cursos, capacitações, visitas técnicas, workshops e até vendas e compras conjuntas. Com a decisão do grupo de formalizar o núcleo, então o consultor destacado faz o planejamento estratégico, que define o que o núcleo quer e as ações pretendidas. A partir disso, há encontros regulares e acompanhamento dos avanços alcançados.