Educação

Acesso à tecnologia facilita vida de estudantes da rede Municipal

Os investimentos na área de informática e tecnologia possibilitam aos alunos da rede municipal de ensino em Cascavel o acesso ao computador e o conhecimento por meio do mundo virtual. Hoje todos os estabelecimentos de ensino do perímetro urbano contam com laboratório de informática e de 11 escolas do campo, nove delas também são equipadas com esse espaço.

Somente no ano passado, a prefeitura destinou R$ 1,4 milhão a essa área e a expectativa do Município é garantir a compra de novos equipamentos para o atendimento de crianças. “Há planos de aquisição de novos equipamentos para equipar tanto a sala de aula, quanto o laboratório de informática de 15 escolas”.

A partir da pré-escola, as crianças têm acesso ao laboratório de informática educacional e já no 1º ano, passam a ter aulas uma vez na semana. “As aulas de informática educacional no período regular abordam os conteúdos de informática instrumental e matemática, sempre pela perspectiva do uso da tecnologia”, explica a Secretaria de Educação.

Além de reforçar os conteúdos das disciplinas, a informática tem outra importante contribuição. “Proporciona oportunidades de desenvolvimento do raciocínio lógico matemático e das demais funções psicológicas superiores”, ressalta a secretaria.

Contraturno

Uma das novidades já a partir deste mês é o projeto de informática em contraturno. Segundo a Secretaria de Educação o uso prático da tecnologia será abordado por meio de projetos que envolvam edição de vídeos, fotografia, criação e edição de músicas, ciências, publicação de jornal da escola e jogos.

“Nas atividades em contraturno o objetivo é promover a autonomia, o protagonismo, o trabalho coletivo, a inovação, e elevar o aluno da condição de consumidor de tecnologia para a condição de criador de tecnologia”, ressalta a Secretaria de Educação.

Robótica

As aulas de robótica educacional serão realizadas inicialmente em oito escolas da rede municipal. Também haverá oportunidade de crianças participarem do projeto em período contratuno assim como já ocorre na Escola Municipal Aloys João Mann, a primeira a contar com a iniciativa.

“Estou há dois anos no projeto e o que eu mais gosto no computador é programação e já consegui terminar um robô que se movimenta sozinho”, conta um aluno do 5º ano.

Outra colega da turma segue os primeiros passos dessa experiência. “Comecei neste ano, mas estou adorando e já consegui montar um brinquedo que chama chapé mexicano”, diz ela.

Vagas

A Secretaria de Educação afirma que os responsáveis pelas crianças devem estar atentos aos bilhetes com aviso de matrícula, já que o número de vagas em cada escola é limitado.

Os kits para oito escolas foram repassados na última semana e cada um deles reúne aproximadamente 4.500 peças. A previsão é de que ainda neste semestre sejam adquiridos mais materiais de robótica.

Netbooks

No início da antiga gestão municipal foram adquiridos netbooks e parte deles foi doada a alunos que levaram os equipamentos para casa. O restante o município utilizou em laboratórios de oito escolas municipais. A Secretaria de Educação afirma que neste ano o uso dos equipamentos por parte do município, deve ser limitado às escolas e que não há previsão da compra de novos netbooks ou tabletes, por exemplo, para doação às crianças.

As aulas de robótica educacional ocorrerão inicialmente nas escolas:

– Almirante Barroso

– Aloys João Mann

– Dulce Perpetua Piorezan Tavares

– Irene Rickli

– Maria Tereza Abreu De Figueiredo

– Terezinha Picoli Cezarotto

– Profª Dulce Andrade Siqueira Cunha – Caic I

– Profª Dilair Silverio Fogaça

*Aulas em contraturno seguirão com números diferentes de vagas nas demais escolas da rede municipal

R$ 1,4 milhão foram destinados para a tecnologia nas escolas