Cotidiano

Acervo de Rachel de Queiroz será transferida para a Universidade de Fortaleza

unnamed (2).jpgSÃO PAULO – Com primeiras edições de livros de Carlos Drummond de Andrade e obras raras de Pedro Nava e Manuel Bandeira, o acervo da escritora Rachel de Queiroz será transferido da unidade do Instituto Moreira Salles (IMS) na Gávea, onde ficou depositado durante dez anos, para a Biblioteca Central e a Biblioteca de Acervos Especiais da Universidade de Fortaleza (Unifor). Composto de mais de 3 mil itens, sendo 2,8 mil livros e 263 periódicos, ele estará disponível para o público a partir de fevereiro.

A volta da coleção da autora de ?O quinze?, que morreu em 2003, para sua terra natal foi resultado de uma parceria entre a Fundação Edson Queiroz, de Fortaleza, e o IMS. O público cearense terá a oportunidade de consultar, entre outras obras, as primeiras edições dos livros ?Claro enigma? (José Olympio, 1951) e ?Fala, amendoeira? (Editora do Autor, 1957), de Drummond, além de uma edição de 50 exemplares de ?O defunto”, (Editora Macunaíma, 1967), de Pedro Nava, assinada pelo autor.

A doação foi homologada pelo IMS a Maria Luíza de Queiroz Salek, irmã da escritora. Em nota, o instituto afirmou que a universidade é ?qualificada para manter o alto padrão de cuidados? com o acervo.