Cotidiano

Ação quer vida saudável a diabéticos e hipertensos

A Secretaria de Saúde de Santa Terezinha de Itaipu inicia mais uma ação voltada à qualidade de vida e bem-estar dos seus moradores. É o Programa de Cadastramento e Acompanhamento de Hipertensos e Diabéticos. O Hiperdia busca acompanhar portadores de hipertensão arterial e diabetes que são atendidos pelo Sistema Único de Saúde.

O Programa de Cadastramento e Acompanhamento de Hipertensos e Diabéticos terá nesta quinta-feira no Centro Comunitário do bairro Parque dos Estados a partir das 8h30. Na terça-feira (23), a ação será realizada na região do centro, no pavilhão da igreja Matriz às 14h. Na sexta-feira (26), o encontro acontecerá no Ciami do bairro BNH às 8h30 e no bairro Santa Mônica, na terça-feira (30) a partir das 14h, no centro comunitário.

O Hiperdia garante a geração de informações que contribuem para a estratificação de risco, acompanhamento da doença e aquisição e distribuição de medicamentos de forma regular a todos os pacientes cadastrados. Além disso, esses dados são fundamentais para os profissionais da secretaria municipal de saúde realizarem a programação do atendimento a este público de forma preventiva garantindo a promoção da saúde e da qualidade de vida.

Para o secretário de Saúde, Fábio de Mello, a ação é de extrema importância. “As doenças crônicas abrangem o maior atendimento em Saúde Pública no Brasil. Hoje, aproximadamente 20% dos adultos são hipertensos e 8% diabéticos e estes pacientes se não forem bem acompanhados na Atenção Básica vão necessitar de tratamentos de maior complexidade. Assim, executar mensalmente o programa Hiperdia reativa dentro das unidades de saúde, o cuidado preventivo e o acompanhamento adequado dos casos mais graves”.