Cotidiano

Ação orienta para a correta declaração do IR

Em Cascavel, até o momento, somente 22,4% dos contribuintes já regularizam a situação com a Receita Federal

Empresários do setor contábil estiveram reunidos ontem no Calçadão da Avenida Brasil em Cascavel para informar gratuitamente os contribuintes sobre a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2017.

A ação Declare Certo ocorre há 14 anos em diferentes estados brasileiros e em Cascavel foi realizada pelo Sescap-PR em parceria com o Sincovel.

Neste ano, a principal mudança em relação à declaração do IR é com relação ao prazo que se encerra no dia 28 de abril.

O presidente do Sescap-PR, Michel Lopes, alerta os contribuintes para que não deixem para realizá-la na última hora. “Nos últimos anos não percebemos problemas no sistema, mas orientamos as pessoas a procurarem o contador o quanto antes. Àqueles que resolverem fazer a declaração sozinhos também devem estar bem informados quanto ao processo, pois em muitas vezes percebemos que há dúvidas nos dados que devem ser declarados”, ressalta.

Em Cascavel, até o momento, somente 22,4% dos contribuintes já regularizam a situação com a Receita Federal. No Brasil o índice é de apenas 13,51%.

“Reforçamos o prazo para a declaração, pois depois do dia 28 de abril, os contribuintes estarão sujeitos a multas. O mínimo é R$ 165,74, porém ela pode ser maior dependendo da declaração”, ressalta o presidente do Sincovel, Juarez Paim.