Cotidiano

Ação humana sobre planeta marca novo período geológico, dizem cientistas

RIO – A ação nociva da espécie humana sobre o nosso planeta é tão impactante que justifica a declaração de uma nova época geológica, chamada Antropoceno. Esta foi a recomendação divulgada nesta segunda-feira por um grupo de renomados cientistas no Congresso Internacional de Geologia, que acontece em Cape Town, na África do Sul. Na opinião dos especialistas, esse período deveria começar na virada entre as décadas de 40 e 50, devido à dispersão de material radioativo dos testes com bombas nucleares.

Mas, de acordo com eles, outros sinais, como a poluição de plástico, a fuligem do ar e o lixo eletrônico, também são marcas da nossa espécie deixadas ao redor do mundo e podem servir de evidência para a determinação do Antropoceno, que, contudo, ainda precisa ser reconhecido oficialmente. Para o grupo de cientistas, até mesmo as ossadas deixadas pela proliferação de galinhas, criadas para alimentar nossa crescente população, servem de prova para esse impacto. O mundo tem hoje quase 20 bilhões de galinhas, é a espécie de vertebrado mais populosa do planeta.

A existência da Terra, que tem cerca de 4,6 bilhões, é dividida, numa escala de tempo geológico, em éons, eras, períodos, épocas e idades. Atualmente, o planeta vive o Holoceno, que se iniciou há cerca de 12 mil anos, quando terminou a última Idade do Gelo. O Holoceno é uma época do período Quaternário da era Cenozoica do éon Fanerozoico.

Ainda que nossa espécie, o Homo sapiens, tenha surgido há cerca de 200 mil anos, foi durante o Holoceno que se desenvolveu toda a civilização humana. Segundo o argumento do grupo de cientistas, porém, desde meados do século XX as atividades humanas vêm provocando uma série de efeitos tão negativos no mundo, como o aumento de dióxido de carbono na atmosfera, a elevação dos mares, a extinção de florestas e de espécies animais, que está na hora de ser reconhecido um novo período. Para os defensores do argumento, a sociedade industrializada alterou os sistemas biofísicos da Terra.

?O Antropoceno criou uma trajetória diferente para o sistema terrestre. Se nossa recomendação for aceita, e ainda estamos longe disso, o Holoceno acaba e o início desse novo período deve ser reconhecido “, afirmou o geólogo Jan Zalasiewicz, professor da Universidade de Leicester, no Reino Unido, e presidente do Grupo de Trabalho sobre o Antropoceno, que começou seus estudos em 2009. “Vivemos a maior parte das nossas vidas em algo chamado Antropoceno e estamos apenas percebendo a escala das mudanças”.