Cotidiano

Ação discute previsão de desastres ligados à água

Capacitação é parceria entre PTI, Itaipu, Unesco e Nasa

Foz do Iguaçu – Profissionais e representantes de instituições e agências ligadas a recursos hídricos de toda a América Latina e Caribe participam de um curso no PTI (Parque Tecnológico Itaipu), de 29 de novembro a 6 de dezembro deste ano, que irá apresentar os principais avanços na área de monitoramento e previsão de desastres relacionados à água e a mudanças hidrológicas.

A capacitação incluirá conteúdos teóricos e práticos que envolverão, por exemplo, a apresentação de estudos de caso para ilustrar os avanços da área, e treinamento para o manuseio de softwares de código aberto e outras ferramentas e métodos baseados na web como suporte à gestão de bacias hidrográficas.

O curso é promovido pelo PTI, por meio do CIH (Centro Internacional de Hidroinformática), em parceria com a Itaipu Binacional, o Programa Hidrológico Internacional da Unesco (PHI-Unesco), Flanders Unesco Science Trust Fund e Nasa-Arset (Applied Remote Sensing Training).

O conteúdo didático da capacitação será dividido em módulos que abordarão o sensoriamento remoto em temas como estimativas de precipitação, evapotranspiração e monitoramento de fenômenos como enchentes e secas. Os alunos também farão uma visita técnica à Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco Verdadeiro.

Licenças piratas

O gerente do CIH, Willbur Rogers de Souza, destaca que muitas regiões do Brasil e muitos países deixam de usar o planejamento para gestão de recursos hídricos por não possuírem licença de software, ou acabam usando licenças “piratas”. “Essa capacitação vai fazer com que os técnicos tenham subsídios para melhorar essa gestão, tendo ferramentas livres à disposição, homologadas e utilizadas pela Nasa e pela Unesco, dando maior confiabilidade a esse processo”, afirma.

Souza ressalta que em suas ações voltadas ao desenvolvimento territorial sustentável o PTI busca sempre o que há de mais novo e do mais alto nível. “Trazer a Nasa, com o conhecimento gabaritado e toda a expertise que possui na questão de sensoriamento remoto, é uma oportunidade ímpar, e vai fazer com que os técnicos capacitados estejam à frente e atualizados nas melhores práticas existentes.”

O curso também vai possibilitar a formação de uma rede de técnicos especializados, que poderão trocar informações, projetos e ideias, o que auxiliará a consolidação da gestão de recursos hídricos.

Bolsas

A capacitação terá até 50 participantes da América Latina e Caribe, para os quais serão ofertadas três modalidades de bolsas: integral, que inclui transporte aéreo, acomodação, alimentação e despesas locais; reduzida, com acomodação, alimentação e despesas locais; e ajuda de custo, que inclui somente despesas locais (transporte e coffee breaks).

Para participar, os candidatos devem ler o material do webinar SAR da Nasa-Arset, que será anunciado em breve pelo site do Summer Course (pti.org.br/cih/summercourse). Deverão, ainda, apresentar o resumo de projeto de pesquisa relacionado ao tema do curso – gestão de bacias hidrográficas, inundações, análise de risco de seca usando sensoriamento remoto -, e levar um computador pessoal configurado com software recomendado.

As inscrições se encerram no dia 15 de setembro e podem ser feitas no site. O anúncio dos participantes selecionados será feito a partir de 13 de outubro.