Cotidiano

Acampamento em Torres del Paine agora só com agendamento prévio

torresdelpaineleonardoaversaoglobo.jpgRIO – A partir de 15 de outubro, quem quiser pernoitar nos acampamentos públicos do Parque Nacional Torres del Paine, no Chile, precisará fazer uma reserva com antecedência. A medida é válida para os acampamentos Italiano, Torres e Paso, espaços gratuitos administrados pela Corporação Nacional Florestal (Conaf), órgão responsável pela gestão dos parques chilenos. A medida valerá até o final da alta temporada, em março de 2017.

BV Torres del Paine

A inscrição precisa ser feita pelo site do parque (parquetorresdelpaine.cl), onde serão pedidos dados pessoais como nome completo, telefone e endereço. É preciso também determinar as datas de chegada e saída e o horário previsto para a chegada. Cada inscrição vale para uma ou duas pessoas. É importante que o viajante apresente a confirmação impressa.

Também será necessário reservar com antecedência o pernoite nos acampamentos privados dentro do parque. Nesse caso, as inscrições devem ser feitas pelos sites das empresas Vértice Patagonia (campings Paine Grande, Grey, Dickson e Los Perros) e Fantástico Sur (campings Serón, Los Cuernos, El Chileno, Central e Francés). Esta segunda, aliás, terá um posto de atendimento dentro do parque para os visitantes que não fizeram a reserva on-line.

De acordo com o Conaf, a medida pretende garantir a qualidade da experiência dos visitantes e preservar os recursos naturais ao longo das trilhas durante a alta temporada. No verão de 2015-2016, o parque recebeu 220 mil pessoas, número bem acima do esperado. Só nos acampamentos, foram cerca de 80 mil acomodações, 15,6% a mais que na alta temporada anterior.

Os acampamentos ficam espalhados pelas duas trilhas principais do parque: a ?W?, com 76,1 quilômetros, percorridos em quatro dias, e a ?O?, com quase 93 quilômetros, que podem ser feitos em sete dias, em média.

?Esta é uma medida que permitirá respeitar as capacidades do Parque Nacional Torres del Paine, que ajudará na sua preservação e no seu cuidado, para que continue sendo uma das atrações de destaque do Chile?, disse, em nota, a gerente geral do Turismo do Chile, Debbie Feldman.