Cotidiano

Acadêmicos fazem reunião hoje com Conselho sobre a ocupação

Segundo os alunos, a paralisação dos professores, que não tem data para terminar, vai prejudicar o andamento das aulas

Cascavel – Acadêmicos da Unioeste, que ocuparam a reitoria da universidade na quarta-feira, devem se reunir hoje com representantes do COU (Conselho Universitário), para discutir a pauta de reivindicações, entregues ontem ao reitor Paulo Sérgio Wolff, o Cascá.

Conforme os estudantes, dentre as revindicações estão: emissão de uma nota da Universidade, contrária à PEC 241, o funcionamento dos restaurantes universitários em todos os câmpus e também a suspensão do calendário acadêmico.

Segundo os alunos, a paralisação dos professores, que não tem data para terminar, vai prejudicar o andamento das aulas. De acordo com os estudantes, assim que a greve for suspensa, os professores precisarão repor aulas, inclusive nos fins de semana, mas muitos acadêmicos não conseguirão participar por morar em outras cidades ou mesmo, por trabalhar no período.

Questionados em relação à previsão de desocupação, os acadêmicos disseram que isso deve ser definido na reunião, que deve começar às 9h30 no auditório da reitoria. Após a reunião com Paulo Sérgio Wolff, os cerca de 60 estudantes que estão ocupando a reitoria decidiram deixar alguns funcionários, considerados essenciais, trabalhar.

No Paraná

O novo levantamento da Seed (Secretaria de Estado da Educação), divulgado ontem, aponta que caiu para 590 o número de escolas ocupadas em todo o Paraná, um encolhimento de 30% em relação ao ápice do movimento, na sexta (21), quando foram somadas 831 unidades (na versão da pasta). Os estudantes contestam e, no balanço dos organizadores do “Ocupa Paraná”, 794 colégios permanecem tomados em todo o Estado.

A Seed informou que, das 241 escolas desocupadas, 82 foram apenas nos últimos dois dias. A pasta acrescenta que o número de 590 ocupações significa 24% das escolas do estado.