Educação

Acadêmicos de Engenharia Civil da Univel participam do concurso de Aparato de Proteção ao Ovo (APO)

A competição nacional desenvolvida pelo Instituto Brasileiro de Concreto (Ibracon) tem como objetivo desenvolver a prática dos acadêmicos com estruturas de concreto armado

Acadêmicos de Engenharia Civil da Univel participam do concurso de Aparato de Proteção ao Ovo (APO)

O concurso de Aparato de Proteção ao Ovo (APO) é uma competição nacional, na qual os acadêmicos do curso de Engenharia Civil do Centro Universitário de Cascavel – Univel construíram uma estrutura de concreto armado, buscando chegar a uma redução da escala real das estruturas de concreto utilizadas na construção civil.

 

Após construírem a estrutura obedecendo às limitações de tamanho, peso e as demais regras do regulamento, as estruturas são dispostas no chão, onde é solto um cilindro metálico de 13,5kg, em diferentes alturas para testar a resistência ao impacto. De primeiro momento, é solto em uma altura de 50cm, depois em 1m, até por final em 2m, para ver se quebra ou não o ovo. Se por algum motivo chegou a danificar a estrutura, mas não quebrou o ovo ou a estrutura permaneceu sem quebrar, o acadêmico continua dentro da competição.

De acordo com o professor do curso de Engenharia Civil da Univel Renan Rauber, um dos pontos quando se fala de atividades relacionadas à construção civil, é que pode ocorrer problemas entre o projeto e a execução. “Um dos pontos importantes de realizar projetos práticos é que os acadêmicos podem construir estruturas, ter contato com os materiais utilizados em construções e suas características, funcionamento, forma de construção, quantidade e proporções de cada um dos materiais”, ressalta Renan.

Outro ponto positivo, de acordo com o professor, é incentivar o interesse dos acadêmicos em terem contato com a prática. “Nessa competição, os acadêmicos de todos os semestres poderiam participar e puderam executar as estruturas. Os alunos que participaram chegaram com curiosidade para saber até onde a estrutura seria capaz de aguentar”, conta Renan.

Para a acadêmica do 10º semestre do curso de Engenharia Civil da Univel Renata Cichoski, o concurso foi uma oportunidade para desenvolver habilidades técnicas da construção civil e gerar interação entre os alunos. “A participação dos alunos na APO é importante pois gera interação e entretenimento e também a busca por aprimorar as técnicas da construção civil, e isso gera atividades práticas com a aplicação dos conhecimentos, assim aplicando todo o aprendizado adquirido em sala de aula”, ressalta Renata.