Cotidiano

Academia Sueca diz que depende de Dylan aceitar o Prêmio Nobel

$RUKR75H.jpgESTOCOLMO ? A Academia Sueca, que premiou Bob Dylan com o Nobel de Literatura, disse que está a critério do cantor e compositor americano participar da cerimônia de premiação neste ano ou não. Dylan, conhecido por fugir da imprensa, ainda não respondeu as muitas tentativas do Comitê de contatá-lo desde que o nomearam como vencedor, em 13 de outubro. Links Dylan

A Academia deu a Dylan, de 75 anos, o prêmio por “ter criado novas expressões poéticas dentro da grande tradição de música norte-americana”. A cerimônia de premiação do Nobel ocorre todo os anos no dia 10 de dezembro. O prêmio este ano é de 8 milhões de coroas suecas, ou cerca de US$ 900 mil.

No sábado, a mídia sueca reportou que Per Wastberg, membro da Academia, teria classificado o silêncio de Dylan como “rude e arrogante”. A academia, no entanto, afirma que os comentários de Wastberg não refletem a visão da instituição.

“O autor premiado com o Prêmio Nobel toma sua própria decisão em relação às cerimônias envolvendo a apresentação do prêmio”, disse Sara Danius, secretária permanente da Academia, em comunicado. “A Academia Sueca nunca manteve uma visão sobre as decisões dos vencedores de prêmios neste contexto, nem irá agora, independentemente da decisão alcançada.”

Apenas dois escritores não aceitaram o Nobel de Literatura até hoje: Boris Pasternak, por pressão da União Soviética, em 1958; e Jean Paul Sartre, por não aceitar honrarias oficiais, em 1964. Se Dylan mantiver seu silêncio, será o primeiro a ignorar a decisão da Academia. Uma canção de Bob Dylan por década, para explicar o Nobel