Cotidiano

Abu Dhabi terá primeiro parque SeaWorld sem orcas

SeaWorld Abu Dhabi

ORLANDO ? A empresa SeaWorld Parks & Entertainment está se juntando a uma companhia dos Emirados Árabes para desenvolver o primeiro parque SeaWorld fora dos Estados Unidos ? e o primeiro sem a presença de baleias orcas.

O diretor da SeaWorld Joel Manby falou à agência ?Associated Press? que o parque planejado para a cidade de Abu Dhabi é vital para o movimento da empresa de se afastar do uso das orcas em suas atividades. Estes animais estiveram no foco de ativistas pelos direitos dos animais em campanhas contra a SeaWorld.

A empresa americana e a Miral Asset Managemet, baseada nos Emirados Árabes, anunciaram nesta terça-feria que o parque vai abrir ao público em 2022 na ilha de Yas, em Abu Dhabi. A construção está a cargo da Miral, e a SeaWorld está licenciando a sua marca e fornecendo sua expertise no cuidado com os animais.

Em março, a SeaWorld decidiu encerrar seu programa de criação de orcas em meio a uma crescente pressão contra a exploração dos animais no parque. Em novembro de 2015, a empresa já havia anunciado que encerraria espetáculos com orcas no parque na cidade de San Diego.

As críticas foram fortalecidas com o lançamento do documentário ?Blackfish?, em 2013, que mostra o contexto da morte de treinadores por baleias ? em que a suposta agressividade dos animais é relacionada a uma vida de maus-tratos no cativeiro.