Cotidiano

Abril Verde

A cor verde que ilumina o prédio da prefeitura de Cascavel dá o tom ao movimento que ocorre neste mês. A campanha inclusive faz parte do calendário oficial do município por meio de lei aprovada no ano passado em alusão ao Dia em Memória às Vítimas de Acidente de Trabalho (28 de abril).

“Haverá distribuição de materiais e orientação acerca dos temas. Os informativos também serão levados às unidades de saúde para que informações da prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho cheguem às comunidades”, explica a Secretaria de Saúde.

Palestras

O Dia em Memória às Vítimas de Acidente de Trabalho será lembrado com programação especial organizada pela Secretaria de Saúde de Cascavel no dia 18 de abril das 8h às 17h no auditório da prefeitura.

Inscrições para o evento já foram encerradas e há mais de 170 inscritos de Cascavel e de outros municípios, como Foz do Iguaçu, Matelândia, Catanduvas, Corbélia e Toledo.

Uma ampla programação, com palestras e debates foi programada. Durante o encontro também será oficialmente implantada a nova Divisão de Vigilância em Saúde do Trabalhador da Secretaria de Saúde.

Sobre o movimento

A data simbolizada pelo laço verde foi escolhida em razão de um acidente que matou 78 trabalhadores em uma mina no estado da Virgínia, nos Estados Unidos em 1969.

Desde 2003, a OIT (Organização Internacional do Trabalho), consagra a data à reflexão sobre a segurança e saúde do trabalhador e no Brasil, desde maio de 2005, o dia 28 foi instituído por meio da Lei n° 11.121.