Saúde

Abril e maio serão os piores meses de vacinação, informa Paranhos

De acordo com Paranhos, aproximadamente 200 milhões de doses deverão ser entregues até dezembro de 2021

Abril e maio serão os piores meses de vacinação, informa Paranhos

Cascavel – A expectativa de acelerar a vacinação contra a covid-19 deve se frustrar novamente. Após voltar de Brasília, onde se reuniu no Ministério da Saúde, o prefeito de Cascavel e presidente da Amop (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná), Leonaldo Paranhos, disse que abril e maio serão “os piores meses de vacinação contra a covid-19”. Paranhos integra a FNP (Frente Nacional dos Prefeitos) e acompanha de perto o processo para compra de vacinas pelos municípios.

Na quinta (15), uma comissão do Conectar, consórcio criado pela FNP, reuniu-se com membros do Ministério da Saúde para discutir a aquisição dos imunizantes pelos prefeitos.

Durante o encontro, o ministério apresentou a lista dos contratos assinados pelo governo federal e outros em discussão. De acordo com Paranhos, aproximadamente 200 milhões de doses deverão ser entregues até dezembro de 2021.

Em vídeo divulgado ontem, Paranhos informa que o planejamento do ministério “furou” e que nos meses de abril e maio não haverá as entregas conforme o esperado. “No segundo semestre, pelo que vimos nos documentos oficiais, não teremos problemas, pelo planejamento que o ministério mostrou. Mas nosso grande gargalo será o mês de abril e o de maio, exatamente pela não entrega conforme o planejamento inicial”, disse Paranhos.

Segundo ele, a previsão inicial era de 30 milhões de vacinas para abril, daí caiu para 24 milhões, para 23 milhões e agora é de 18 milhões.

O prefeito acrescentou que, nesta segunda-feira (19), o Ministério da Saúde dará uma resposta a respeito das solicitações feitas pelo Conectar sobre a garantia de que, em caso de compra dos imunizantes, os municípios tenham acesso às doses e de como seria a logística de entrega e até mesmo a criação de um plano municipal paralelo ao plano nacional de imunização.