Política

Abre ou não abre?

O polêmico feriado do dia 14 de novembro, aniversário de Cascavel, voltou à discussão na Câmara de Vereadores. O líder de governo na Casa de Leis, Alécio Espínola, fez um requerimento solicitando uma audiência pública para debater sobre o assunto.

“Fui procurado por muitos empresários, questionando a proibição de o comércio abrir nesta data. Precisamos trazê-los para Câmara para discutir essa questão”, afirmou o vereador.

O que mais intriga é que supermercados, panificadoras, farmácias e outros estabelecimentos desta área podem abrir as portas neste dia. O restante do comércio é proibido. Mas, em uma imensa contradição, dia 14 de novembro neste ano foi dia de trabalho para o pessoal que faz a decoração natalina na Avenida Brasil, decoração essa bancada pela prefeitura, e a mesma prefeitura proíbe e multa comerciantes que funcionem sem autorização.

Contra e a favor

“É um absurdo o comerciante não poder abrir as portas. Não se deve proibir o empresário de trabalhar”, avaliou o vereador Fernando Hallberg. Jorge Bocasanta comparou o aniversário de Cascavel ao nascimento de Jesus Cristo. “Se Jesus nasceu dia 25 de dezembro, é feriado e se respeita, o aniversário de Cascavel também deve ser respeitado”.

A audiência vai ocorrer dia 13 de dezembro às 9h, na Câmara de Vereadores.