Cotidiano

Abradecont e Serasa se unem para orientar consumidor nos Jogos do Rio

guia abradecont.jpgRIO ? Mais um guia com orientações para os consumidores que visitarão a cidade durante a Olimpíada e Paralimpíada 2016. Elaborado através da parceria entre a Associação Brasileira de Defesa do Consumidor e Trabalhador (Abradecont) e o SerasaConsumidor, a publicação, on-line e gratuita, traz uma série de informações para ajudar o consumidor a conhecer seus direitos e deveres durante o evento esportivo. Clique aqui e acesse o guia.

O guia disponibiliza normas constantes no Código de Defesa do Consumidor, no Estatuto do Torcedor, na Lei Olímpica e no Estatuto do Idoso, neste último caso voltado, por exemplo, às reservas de assentos nos locais de competição.

Diretora do SerasaConsumidor, Fernanda Monnerat ressalta que o guia da Olimpíada mostra que o público dos jogos tem seus direitos assegurados por lei, mas que é necessário respeitar regras de conduta, além de tomar cuidados individuais em relação à segurança e economia.

Daniella Carvalho, presidente da Abradecont, destaca, por sua vez, que a abrangência do guia extrapola o evento dos Jogos do Rio porque poderá ser usado por todos os cidadãos em viagens e também no seu dia a dia após o término das competições.

Entre os pontos levantados estão alertas para evitar fraudes, tanto na compra de ingressos como na hora de contratar hospedagem ou transporte. Os especialistas também recomendam precaução no uso de cartões de crédito e com os documentos pessoais. O guia ainda contempla telefones úteis e endereços de órgãos públicos e demais serviços que podem auxiliar o turista (brasileiro ou estrangeiro) a obter outras informações e (ou) orientações.

Para as pessoas que terão o privilégio de acompanhar os jogos de perto, mas querem manter as finanças sob controle, o guia fala sobre a importância de manter um planejamento prévio para despesas diárias, contemplando gastos com alimentação, hospedagem e visitas, além dos custos com ingressos. Atividades programadas pela organização do evento e passeios gratuitos podem constar na agenda de quem procura diversão e cultura sem onerar o bolso.