Cotidiano

Abordagens eficazes contra as drogas

Voltado ao atendimento de pessoas com transtornos decorrentes do uso, abuso ou dependência de crack e outras drogas, o programa “Crack é possível vencer” foi implantado em Cascavel há cinco anos.

A propósito do Dia Internacional de Combate às Drogas, lembrado hoje, ações que trouxeram resultados positivos por meio dessa iniciativa na cidade merecem destaque.

Na época à frente do Comad (Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas), o vereador Fernando Hallberg defendeu o programa que segundo ele, contribui, sobretudo, com um dos mecanismos propostos para os atendimentos.

“O Consultório de Rua é uma das propostas que trouxeram os melhores resultados. Chegamos a levar ao Ministério Público a necessidade desse serviço que então foi implantado”, afirma.

Segundo Hallberg, a finalidade do “Craque é possível vencer” é educativa e não de repressão e que o auxílio a quem hoje é usuário de drogas ocorre de forma gradativa.

“A equipe faz com que as pessoas mesmo viciadas consigam mudar os hábitos e tomar mais água, se alimentar, cuidar dos dentes. As abordagens seguem uma estratégia, pois não é possível internar uma pessoa imediatamente”, ressalta. Somente no ano passado mais de dois mil atendimentos foram prestados.

Uma ação será realizada no calçadão da Avenida Brasil, com vários serviços da prefeitura de Cascavel e oficinas. “É uma forma de levamos informações e lançarmos uma campanha já que Cascavel conta com uma rede para tratamento e cuidados a pessoas em uso de álcool e outras drogas”, afirma o gerente de prevenção da Sempro (Secretaria Municipal de Políticas sobre Drogas), Rafael Tortato.

Veículo antigo

Um impasse quanto ao Consultório de Rua, é a ambulância adaptada para a finalidade. O veículo antigo já apresenta os sinais de desgastes do tempo e ainda não há uma previsão de quando será substituído.

A equipe é composta por médico, dois psicólogos, dois técnicos de enfermagem, além do motorista. A ambulância e ainda um veículo de apoio percorrem as regiões do município com ênfase aos locais onde moradores de rua permanecem com maior frequência. Os trabalhos são divididos em dois turnos: das 7h às 13h e das 16h às 22h.

 

 Consultório de Rua é uma ambulância adaptada para atendimento

 

Monitoramento

Por outro lado, o micro-ônibus previsto como base móvel do programa ficou sem utilidade por quase um ano após todo o sistema de monitoramento implantado ter sido prejudicado por um raio. Em abril deste ano, o micro-ônibus voltou às ruas da cidade.

O vereador acredita, no entanto, que o veículo pouco tem contribuído na cidade. “O que mais observamos com mais frequência é o veículo parado na Praça da Bíblia durante o dia e o mais importante é que percorresse outros pontos no horário em que há usuários”, afirma Hallberg.

De acordo com a prefeitura, o microônibus é equipado com sistema de videomonitoramento, incluindo câmera com rotação de 360 graus, e auxilia a Guarda Municipal em operações em locais distintos na cidade.

“Um trabalho de forma bem discreta foi iniciado em 2015. Agora em 2018 ele está funcionando, colocamos o projeto a todo vapor e organizamos a equipe e capacitamos novas pessoas. Acreditamos que ele pode funcionar”, afirma o gerente de prevenção da Sempro (Secretaria Municipal de Políticas sobre Drogas), Rafael Tortato.

A secretaria iniciou os trabalhos em janeiro deste ano e hoje se mantém com recursos do município. “Não são muitos até porque a secretaria é nova, mas trabalhamos com vários pontos estratégicos e vamos com a base móvel até territórios cidadãos. Um novo projeto também será desenvolvido para ser levado até às ruas”.

“Nos apresentamos como nova secretaria, buscamos aproximação com a população, quebrando o paradigma que as guardas são repressoras. Mostramos que estamos juntos pra somar”, destaca o gerente.

Ele destaca ainda que em março um trabalho de prevenção nas escolas municipais de Cascavel foi iniciado. “Apresentamos o número 153 (Disk denuncia) em reunião com pais e professores e em sala de forma lúdica com os pequenos e levamos informação sobre prevenção a violência, drogas, estabelecendo a cultura da paz”.

 

Amor exigente

Denominado Amor Exigente, um programa realizado por voluntários em Cascavel é voltado a auto e à mútua ajuda.

As ações são realizadas por meio de reuniões do grupo Celebrando a Vida na Rua General Osório, n° 2.200, no Bairro Parque São Paulo, às segundas-feiras das 19h30 às 21h30.

 

Nos colégios

Por meio do programa Paraná sem Drogas: “O caminho é a prevenção”, debates que tiveram início ontem serão levados a oito colégios de Cascavel até o fim desta semana.Cronograma:

 

Data Horário Colégio Turmas

26/06 8h Eleodoro 1 os anos

27/06 8h às 10h Padre Pedro Canísio Henz 8os anos

27/07 15h José A. B. Orso 8os anos

28/06 13h15 Padre Carmelo Perrone 8os anos

28/06 8h Mário Quintana 9os anos

29/06 8h Interlagos 9os anos e 1 os anos

29/06 8H Acquilino Massochin 9os anos