Cotidiano

Aberto edital para leilão de área de veículos no Porto de Paranaguá

Sessão pública do pregão será realizada na Bolsa de Valores de São Paulo, pela B3, no dia 18 de dezembro

Aberto edital para leilão de área de veículos no Porto de Paranaguá

A empresa pública Portos do Paraná publicou nesta quinta-feira (3) o edital do leilão de área para movimentação de veículos, no Porto de Paranaguá. A PAR12 fica no lado leste do cais, tem 74 mil metros quadrados e pátio com capacidade para 4 mil vagas.

Destinado à movimentação de carga do tipo Ro-Ro (Roll on/ Roll off), o arrendamento é no modelo sem estrutura física (greenfield). O critério de licitação será o maior valor de outorga e a estimativa de custos de investimento (Capex) é de R$ 22,2 milhões.

EDITAIS – O edital e os anexos estão disponíveis nos sites: www.portosdoparana.pr.gov.brwww.infraestrutura.gov.br e www.antaq.gov.br. Os documentos também são encontrados na sede administrativa do Porto de Paranaguá, na Avenida Ayrton Senna da Silva, 161, bairro Dom Pedro II.

SESSÃO PÚBLICA – A sessão pública do leilão será realizada na Bolsa de Valores de São Paulo, pela B3, no dia 18 de dezembro. A autoridade portuária paranaense é a primeira do Brasil a leiloar um terminal em seu porto. A empresa pública Portos do Paraná recebeu autonomia para administrar os contratos de exploração de áreas, em agosto de 2019.

“O convênio de delegação de competência 001/2019 foi formalizado depois de um extenso processo de análise, em que o Estado demonstrou ter estrutura e competência para realizar estes processos”, explica o presidente da empresa pública, Luiz Fernando Garcia. “Foi um passo importante, que nos garante autonomia na gestão e permite que a exploração das instalações portuárias seja feita de maneira descentralizada”, afirma.

VEÍCULOS – O arrendamento tem prazo de 25 anos, podendo ser prorrogado, a critério do poder concedente e dos termos do edital. A demanda prevista, neste período, é crescente e pode chegar a 448.716 veículos, no ano de 2045.

Os cenários e projeção de demanda fazem parte do EVTEA (Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental), feito pela Empresa de Planejamento e Logística S.A, vinculada ao Ministério da Infraestrutura.