Cotidiano

Aberto debate do novo plano de carreira dos servidores da educação

Aberto debate do novo  plano de carreira dos  servidores da educação

A secretária de Educação de Cascavel, Márcia Baldini, está tendo uma agenda cheia de reuniões com diversos grupos de servidores das escolas e Cmeis (Centros Municipais de Educação Infantil), ouvindo os grupos de servidores de forma separada, para poder criar uma comissão com representantes e, em seguida, um trabalhar em um novo plano de carreira dos profissionais.

Marcia Baldini explica que isto se tornou possível com a implantação da nova lei do Fundeb publicada no dia 27 de dezembro do ano passado. “Estamos ouvindo o que podemos melhorar para os servidores enquanto Secretaria de Educação e este é o primeiro contato, ouvir e discutir tudo isso”, disse a secretária, lembrando que os professores (magistério) da rede municipal de ensino já contam com um plano de carreira e que este novo plano é destinado ao restante dos servidores, nas mais diversas categorias.

Para criação do “Plano de Carreira para Profissionais da Educação” será instituída uma Comissão de Estudos com o objetivo de discutir as possibilidades de melhorias salariais para estes servidores, projeções e correção inflacionária dos anos de 2021 e 2022, além de outros benefícios que estão em debate.

Para se ter uma ideia, a Semed (Secretaria Municipal de Educação) tem no seu quadro cerca de 5 mil funcionários e destes, 3.454 são professores das escolas e dos cmeis, o restante são servidores que fazem a educação municipal funcionar. “Queremos avançar sempre no trabalho de valorização do profissional. Por isso, em conjunto com eles vamos estudar quais melhorias serão necessárias”, salientou a secretária de educação, que também preside a Undime (União dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado do Paraná).

As reuniões estão sendo acompanhadas tanto pelo o Sismuvel (Sindicato dos Servidores e Funcionários Públicos do Município de Cascavel), quanto pelo o Siprovel (Sindicato dos Professores Municipais de Cascavel) que também farão parte da comissão e dos trabalhos de forma direta. A secretária já esteve reunida com grupos das zeladoras, agentes de apoio e secretários de escola.

 

Piso Nacional

Sobre o pagamento do Piso Nacional do Magistério, Marcia Baldini explicou que será pago agora no mês de março a última parcela do piso nacional, mas que como o governo federal anunciou um novo reajuste, eles devem primeiro pagar a inflação do ano e em seguida, realizar estudos do impacto orçamentário da concessão do reajuste do piso nacional anunciado para 2022.

Outra situação é referente ao quadro de profissionais das escolas e Cmeis, que vem sendo recomposto por meio de contratações de servidores, na qual estão sendo chamados servidores aprovados nos concursos públicos e processos seletivos. A secretária pontuou ainda que estão realizando as chamadas e na medida que os profissionais assumem, vão normalizando o atendimento nas instituições de ensino da rede.

 

Crise hídrica impacta merenda escolar

A secretária de Educação, Marcia Baldini, recebeu ainda na sexta-feira (25), representantes dos produtores da Agricultura Familiar que fornecem produtos para a Merenda Escolar. O objetivo da reunião foi entender os impactos da crise hídrica na produção dos agricultores familiares e a partir da realidade atual, planejar e adequar o cardápio conforme o que tem sido possível entregar.

Os agricultores tiveram a oportunidade de detalhar sobre prazos, quantidade e variedade da produção, aspectos que foram duramente prejudicados em função das condições climáticas. Eles explicaram que além da sazonalidade, a falta de chuva tem contribuído para a falta de variedade, quantidade e qualidade dos vegetais produzidos.

Marcia Baldini fez questão de destacar a importância que a Agricultura Familiar tem para a Merenda Escolar da Rede Municipal de Cascavel e salientou que compreende a dificuldade atual em relação à produção. “Temos sim a preocupação de oferecer uma boa variedade de produtos aos nossos alunos, mas também compreendemos toda a questão da crise hídrica. Trata-se de um momento que exige compreensão de toda a sociedade em relação à defasagem de alimentos causada pela seca”, destacou.