Cotidiano

Abertas as inscrições para evento sobre gestão de barragens de água

Estão abertas até o dia 27 as inscrições para o workshop “Abordagens Inovadoras para a Gestão de Reservatórios”, evento que faz parte de uma atividade de cooperação investigativa entre instituições brasileiras e alemãs sobre mananciais em grandes reservatórios. Iniciado em 2015, o estudo abrange os problemas de sedimentos em barragens, produção de gases de efeito estufa, qualidade da água e mudanças no uso de terras nas bacias de captação de reservatórios brasileiros. 

As palestras do workshop demonstram os resultados das pesquisas feitas pelos participantes da cooperação, a maioria delas sobre modelagens, medições e mapeamentos no Reservatório Passaúna. Já foram abordados diferentes temas, como a qualidade da água, sedimentos, gases de efeito estufa, batimetria, modelos de transporte de sedimentos. Confira a programação no final do texto. 

O evento ocorre no dia 30 de junho, das 8h30 às 18 horas, no Centro de Tecnologias Sustentáveis da Sanepar (CETS), na Rua Eng. Antônio Batista Ribas, 151, em Curitiba. A inscrição é gratuita e deve ser realizada pelo link: www.goo.gl/OGd7E0 

PARCERIA – Da cooperação internacional, participam a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), Companhia Paranaense de Energia (Copel), Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento (Lactec), Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Positivo (UP) e as instituições alemãs: Instituto de Tecnologia de Karlsruhe (KIT), Innomar Technologie GmbH e Senect Aquatic Technology GmbH. 

Os trabalhos a serem apresentados no Workshop fazem parte do projeto Novas Parcerias (NoPa), financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), fundação do Ministério da Educação (MEC). A coordenação do projeto de “Abordagens Inovadoras para a Gestão de Reservatórios” está a cargo do Prof. Tobias Bleninger, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Recursos Hídricos e Ambiental (PPGERHA), da UFPR. 

O projeto está sendo financiado pelo Ministério Federal da Cooperação Econômica e do Desenvolvimento da Alemanha (BMZ), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD), com apoio da Agência Alemã de Cooperação Internacional GIZ (Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit). 

Serviço: 

Workshop “Abordagens Inovadoras para a Gestão de Reservatórios” 

Sanepar, 30 de junho de 2017 

PROGRAMAÇÃO 

8h30 – Abertura com Sanepar, UFPR, GIZ. 

8h45 – Projeto Novas Parcerias (NoPa) – Capes/DAAD/GIZ. 

9h30 – Projeto “Abordagens Inovadoras para a Gestão de Reservatórios”. 

9h45 – Medição, mapeamento e modelagem das emissões do sedimento na bacia. 

10h30-11h – Intervalo. 

11h – Medições inovadoras do aporte na entrada do reservatório. 

11h – Mapeamento do sedimento no reservatório. 

12h15-13h30 – Intervalo. 

13h30 – Análise das respostas de qualidade de água. Uniformização dos parâmetros chaves. 

14h15 – Medidores inovadores de captura de gases. 

14h45-15h15 – Intervalo. 

15h15 – Modelagem do reservatório. 

16h – Aplicações e aprimoramentos. 

16h30-18h – Reunião para planejamento de futuros projetos. 

Local: Centro de Tecnologias Sustentáveis da Sanepar (CETS), na Rua Eng. Antônio Batista Ribas, 151, em Curitiba. A inscrição é gratuita e deve ser realizada pelo link: www.goo.gl/OGd7E0