Cotidiano

Abert repudia ataques à imprensa em protesto contra a PEC

carros.jpgRIO – A Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) divulgou nota de repúdio aos ataques à imprensa realizados durante protesto contra aprovação da proposta de emenda constitucional (PEC) que estabelece o Teto de Gastos em frente ao Congresso Nacional, nesta terça-feira. Segundo a instituição, dois carros de reportagem foram danificados por manifestantes e considera “extremamente preocupantes os repetidos atos de violência que tentam impedir” a atuação da imprensa.

A instituição considera “inaceitável” os ataques realizados por manifestantes nesta terça, e “extremamente preocupantes os repetidos atos de violência” em outras manifestações.

O tumulto formado no fim da tarde foi dispersado a base de gás de pimenta, bombas de efeito moral e balas de borracha pela polícia. Segundo o último boletim divulgado pela Secretaria de Segurança do Distrito Federal, 10 mil pessoas participam do protesto e, de acordo com a Polícia Militar, seis pessoa foram presas.

VEJA A ÍNTEGRA DA NOTA

A Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) considera inaceitável que, mais uma vez, a imprensa tenha sido alvo de ataques por parte de manifestantes durante cobertura jornalística de protestos populares.

Na tarde desta teça-feira (29), manifestantes contrários à PEC do Teto dos Gastos danificaram dois carros de reportagem. Um deles, da TV Record, foi virado e jogado no espelho d’água em frente ao Congresso Nacional.

A cada nova manifestação, são várias as ocorrências contra veículos de comunicação e jornalistas no exercício da profissão. A Abert lembra que o acesso à informação é um direito da sociedade garantido pela Constituição Brasileira.

São extremamente preocupantes os repetidos atos de violência que tentam impedir a livre e necessária atuação da imprensa. A Abert pede à autoridade competentes a apuração rigorosa dos fatos, além da punição dos responsáveis.