Cotidiano

Abba? Ikea? Gafe de Trump sobre terrorismo na Suécia vira piada

abba.jpgESTOCOLMO – A gafe cometida pelo presidente Donald Trump ao citar um ataque terrorista inexistente na Suécia virou piada generalizada na internet. Memes comparando o suposto extermismo ao grupo pop Abba, à loja de móveis Ikea e a outras referências ao país inundaram as redes sociais. suécia

Em um ato público na Flórida, no sábado, Trump mencionou uma lista de lugares que foram alvos de ataques terroristas.

? Vejam o que está acontecendo na Alemanha, o que aconteceu ontem à noite na Suécia. A Suécia, quem iria acreditar? Suécia. Eles receberam muitos. Estão tendo muitos problemas que jamais imaginaram ? afirmou no discurso, no qual defendeu seu decreto para impedir a entrada de refugiados e cidadãos de sete países muçulmanos, que foi suspenso pela Justiça.

No Twitter, plataforma de comunicação preferida de Trump, os usuários logo faziam piadas usando as hashtags #lastnightinSweden (#ontemànoitenaSuécia) e #SwedenIncident (#IncidentenaSuécia).

“Vazaram os planos de ataque terrorista na Suécia”, brincou um usuário, mostrando um plano de montagem de um móvel pré-fabricado da Ikea, gigante sueca especializada em móveis de baixo custo.

Trump ikea montagem

Teve quem ainda teorizasse que Trump confundiu a Ikea com o Estado Islâmico (Isis, na sigla americana)… ou fazendo piada com o lema “Je suis” (“Eu sou”, em francês), usado para demonstrar solidariedade para com vítimas de ataques terroristas.

Trump ikea je suis

O ex-primeiro-ministro sueco Carl Bildt perguntou: “Ataque terrorista? O que você fumou? Muitas perguntas”.

Já Gunnar Hökmark, um membro sueco do Parlamento Europeu, retuitou uma mensagem: “#ontemànoitenaSuécia meu filho derrubou seu cachorro-quente na fogueira. Que triste!”. Hökmark acrescentou seu próprio comentário: “Como ele poderia saber?.

Sobrou ainda para o Abba, um dos grupos pop mais famosos dos anos 1970. Ícone sueco, o conjunto foi apontado por internautas como os supostos terroristas e vítimas.

Trump abba terror

Trump abba terror 2

Trump tentou se explicar em mensagem no Twitter. “Minha declaração sobre o que passou na Suécia era em referência a uma história na @FoxNews sobre imigrantes e suecos”, afirmou.

O presidente publicou a mensagem depois que o ministério das Relações Exteriores da Suécia informou em Estocolmo que a embaixada do país em Washington havia pedido explicações.

“Contatamos o (Departamento de Estado) americano para entender e receber esclarecimentos”, disse à AFP a adida de imprensa ministerial Catarina Axelsson.64971771_US President Donald Trump smiles a as he holds a Make America Great Again rally at Orla.jpg