Cotidiano

Abaixo-assinado pede inclusão de histórias em quadrinhos no Prêmio Jabuti

2011082218104.jpgRIO ? Principal premiação dedicada aos livros do Brasil, o Prêmio Jabuti, atualmente, tem 27 categorias. Nenhuma delas, porém, é dedicada às histórias em quadrinhos. Pois grandes nomes como Laerte Coutinho, Marcello Quintanilha, Fábio Moon e Gabriel Bá se reuniram em um abaixo-assinado reivindicando a inclusão da arte sequencial na premiação.

Na carta, redigida por Wagner William, Érico Assis e Ramon Vitral frisam que “embora tenham nascido nos jornais e tenham permanecido grande parte de sua história nas bancas de jornais e revistas, os quadrinhos são publicados no formato livro, no Brasil, desde o início do século XX. De coletâneas de tiras de jornal até reproduções de álbuns estrangeiros, os quadrinhos estiveram presentes nas livrarias brasileiras, mesmo que em grau reduzido, ao longo do século passado”.

? Em 2015, estive na cerimônia de premiação do Jabuti para receber o prêmio de ilustração (por “Lobisomem sem barba”). E, para minha surpresa, Maurício de Sousa foi o homenageado da noite. Ficou claro que a organização reconhece o valor das histórias em quadrinhos para o mercado editorial. Mas um ano se passou e a categoria não foi incluída. Não poderia deixar 2017 passar sem ao menos tentar. ? explica William.

Na petição, que já conta com 1,4 mil assinaturas, os autores argumentam que “dos dez maiores grupos editoriais no Brasil, nove publicaram quadrinhos na década corrente, e quatro possuem selos exclusivamente dedicados ao segmento, há editoras de pequeno a grande porte exclusivamente dedicadas a quadrinhos, quadrinhos aparecem com regularidade em listas de mais vendidos”.

Procurada, a CBL se manifestou por meio de uma nota assinada por Luís Antonio Torelli, presidente da instituição, que organiza o prêmio. ?O Jabuti nasceu em 1958, com apenas duas categorias (melhor autor e editora do ano), e seguiu crescendo e se consolidando como o mais tradicional prêmio do livro no Brasil. Hoje, já contamos com 27 categorias, além da escolha dos livros do ano de ficção e não-ficção. Receber um pedido como esse, para incluirmos HQs no Jabuti, comprova a importância do prêmio para todo o mercado editorial. No decorrer dos anos novas categorias foram contempladas e não descartamos a criação de ?História em Quadrinhos? como uma delas. A CBL receberá com muito carinho este pedido e encaminhará para a curadoria do prêmio?.