Cotidiano

AB InBev ganha aprovação dos EUA para fusão com SAB Miller

252989408_1-3.jpg

WASHINGTON – A cervejaria Anheuser-Busch InBev, de capital belga e brasileiro, recebeu nesta quarta-feira aprovação dos Estados Unidos para adquirir a britânica SAB Miller, após a dona da marca Budweiser aceitar se desfazer da marca Miller e abrir portas para maior competição entre cervejas artesanais.

abinbev_2007

A AB InBev vai vender a fatia a SAB Miller na MillerCoors LLC, separando as duas marcas, e conter práticas que restringem a distribuição de pequenas cervejarias rivais, protegendo a competição, afirmou o Departamento de Justiça dos EUA em comunicado. O acordo previne qualquer aumento da concentração da indústria cervejeira americanad, segundo a nota.

?As duas maiores cervejarias americanas ? ABI e MillerCoors ? permanecerão agora como concorrentes independentes após o acordo?, disse Sonia Pfaffenroth, uma assistente da vice-Procuradoria Geral da divisão antitruste no órgão americano.

Distribuidores que vendem cervejas da AB Inbev ?terão liberdade para vender e promover a variedade de cervejas que muitos americanos bebem?.

O acordo de aprovação da fusão das duas grandes cervejeiras, anunciada no fim do ano passado, vai contra as recentes ações do governo americano com relação a outras uniões, como no setor de perfuração de petróleo e materiais para escritórios. Nesse caso, as companhias propuseram vendas de ativos desde o início, o que ajudou a solucionar preocupações das autoridades antitruste.

As empresas ainda precisam da aprovação da China antes de fechar a transação. No último mês, fontes próximas à negociação disseram à Bloomberg News que autoridades chinesas estavam perto de dar sinal verde à fusão após as companhias aceitarem vender a fabricante da cerveja Snow. A AB Inbev espera encerrar o processo neste segundo semestre.

As ações da AB InBev fecharam o pregão da Bolsa de Bruxelas com queda de menos de 1%, cotadas a ?112,95. Já na Bolsa de Londres, a SAB Miller encerrou a sessão praticamente estável, a 44,25 libras. Por sua vez, os papéis da Molson Coors Brewing, que vai comprar a participação da SAB Miller na joint venture, avançaram 2,8% na Bolsa de Nova York, a US$ 100,80.

MAIOR EMPRESA DO SETOR

A AB InBev, que ocupa o posto de maior cervejaria do mundo, iniciou o processo de compra da SAB Miller por US$ 126 bilhões para conquistar o acesso da SAB Miller a marcas emergentes na América Latina e África. Seguindo desinvestimentos, o acordo manterá as marcas Budweiser, Beck?s e Stella Artois sob o teto da AB Inbev, enquanto cederá o controle de outras como a Miller, nos EUA, e a Peroni e Pilsner Urquell na Europa.

?Com o acordo de hoje, tomamos um passo significante na transação, que criará a primeira cervejaria realmente global?, disse o diretor executivo da AB InBev, Carlos Brito em comunicado. ?Nossa combinação com a SAB Miller trará mais escolhas a mais consumidores de cerveja ? e ampliará a extensão do alcance global de nossas icônicas marcas americanas, como a Budweiser ? em mercados fora dos Estados Unidos.

Houve pressão de alguns acionistas da SAB Miller para mudar a estrutura do acordo. Alguns administradores de fundos queriam que a companhia britânica reconsiderasse a oferta de 44 libras por ações após a queda da divisa desde o referendo britânico que optou pela saída do Reino Unido da União Europeia, realizado no fim de junho. O quadro executivo da SAB Miller, que se reúne antes do encontro anual de acionistas na quinta-feira, já recomendou a proposta.