Cotidiano

A violência eletrônica dos Young Gods, enfim no Brasil

the_young_gods_2.jpgRIO – Por duas vezes, nos anos 1990, o grupo suíço The Young Gods teve oportunidades de trazer para a Terra Brasilis o seu poderoso show, baseado em vocais, eletrônicas e bateria.

? O Sepultura nos convidou para abrir uma turnê deles, mas foi pouco antes de o Max Cavalera sair do grupo. E teve o convite de Chico Science e Nação Zumbi, mas, infelizmente, logo depois o Chico morreu num acidente e a turnê foi cancelada. Nem acredito que finalmente vamos levar esse espetáculo ao Brasil! ? comemora o vocalista Franz Treichler, por telefone, de Genebra.

Após 20 anos, a colaboração da Nação com o Young Gods enfim saiu do papel, e é a atração principal do evento A Suíça Encontra o Brasil, uma promoção do Swissando (campanha do governo da Suíça para estreitar laços com o país) com o Festival de Jazz de Montreux. Os grupos se apresentam juntos amanhã (no Cine Joia, em São Paulo) e na sexta-feira (no Circo Voador). The Young Gods – Gasoline Man

Filho de um brasileiro, Franz veio algumas vezes ao país ? em 2008, com os Young Gods, para um show acústico em São Paulo. Desta vez, ele chega com Cesare Pizzi (tecladista, com quem fundou o grupo em 1985) e Bernard Trontin (baterista) para apresentar o seu rock industrial, com pegada violenta, influência para artistas como Sepultura e U2.

? Durante as sessões do álbum ?Achtung baby?, o U2 mencionou os Young Gods como uma referência. Mas deve ter sido porque eles estavam trabalhando com sons e não mais com guitarras, o que fez com que eles tivessem uma abordagem mais concretista ? conta Franz. ? Eu era guitarrista, e quando os samplers apareceram no mercado, com um preço acessível, foi uma revolução. Eu achava que poderia mudar o rock com eles, ninguém estava sampleando outros sons que não os de bateria e vocais. The Young Gods – Rue Des Tempetes

Com um disco lançado no Brasil (?L?eau rouge?, de 1989), os Young Gods esbarraram pela primeira vez com a Nação Zumbi em 1996, na Bélgica.

? Quando voltei para a Suíça, comprei o disco que eles tinham acabado de lançar, o ?Afrociberdelia?. Eles eram uma banda com cabeças muito abertas, que misturava tantas coisas diferentes e que estava próxima das raízes musicais do seu país. Depois que Chico morreu, nunca mais entramos em contato.

Este ano, Franz participou de shows com Nação no carnaval de Recife. A proposta é correr atrás do tempo perdido.

? Vai ter um monte de gente no palco. A Nação vai tocar umas oito músicas, nós vamos tocar outras oito, cada um se metendo nas músicas do outro. E vamos tentar criar algo novo ? promete.

The Young Gods e Nação Zumbi

Onde: Circo Voador ? Rua dos Arcos s/nº, Centro (2533-0354).

Quando: Sexta, às 23h.

Quanto: R$ 50 e R$ 100.

Classificação: 18 anos.