Agronegócio

A vida urbana que visita o Show Rural

Até os organizadores se surpreenderam com o movimento intenso ontem, na abertura da 30ª edição do Show Rural. No domingo, que costumava ser um dia mais tranquilo em visitação, contou com lentidão no trânsito por toda a manhã na BR-277 diante do excesso de veículos trafegando rumo à feira, fazendo com que em muitos períodos a PRF (Polícia Rodoviária Federal) liberasse o tráfego pelo acostamento. Do lado de dentro do parque tecnológico estacionamento lotado e visitantes para todos os lados, milhares deles.

A Coopavel não estimou o público ontem, mas para o diretor-presidente Dilvo Grolli, não restaram dúvidas que foi um recorde para um domingo quando o ponto alto sempre foi a celebração da missa que marca a abertura da principal feira do agronegócio brasileiro.

O que se via no parque de 72 hectares e que reúne 530 empresas que trazem o que há de mais moderno, inovador e sustentável para a agricultura e pecuária, eram famílias inteiras, muitas crianças e grupo de amigos. Mas em vez de essencialmente homens e mulheres do campo, estavam ali muitos visitantes de vida urbana. “Trabalhamos durante a semana e não temos como vir, não vivemos diretamente da agricultura e da pecuária, mas como o evento é uma referência trouxemos as crianças para ver os animais, as máquinas. Um dia diferente”, relatou o comerciante Lucas Solto.

A característica ontem foi voltada para este perfil de apreciadores. Claro que no meio deles estavam os agricultores que pretendem voltar durante a semana. “Vim ver o trator que quero trocar e vou voltar na quarta para tentar fechar negócio”, completou o produtor rural Elias Borba.

Até sexta-feira, deverão passar por ali mais de 250 mil visitantes. “E aqui se pode encontrar o que há de mais moderno, inovador e essencial para o agronegócio, lembrando que o grande estímulo desta edição é para a produção da energia fotovoltaica”, afirmou Dilvo Grolli.

Transformação

Em sua homilia, durnate a msisa que reuniu milhares de pessoas no fim da manhã deste domingo, o arcebispo metropolitano dom Mauro Aparecido dos Santos falou do poder da transformação concedida por Deus ao homem e à mulher, entre eles a tecnologia para oferecer condições de vida ainda melhores às suas famílias e às suas comunidades. “O Show Rural Coopavel é um exemplo disso, da capacidade transformadora das pessoas. A feira, que é um grande sucesso, oferece ensinamentos gratuitos para que todos possam usufruir das riquezas que Deus proporciona”, destacou dom Mauro.

Abertura dos portões

Oficialmente os portões abriram nesta manhã, ás 8h. Durante todo o evento serão oferecidos cerca de 1,5 mil cursos e capacitações voltados para todos os públicos que vivem da agricultura e da pecuária.