Cotidiano

A vez dos homens

A campanha Novembro Azul, que incentiva a promoção da saúde do homem e trata principalmente sobre a prevenção do câncer de próstata, já virou tradição em Cascavel. A procura por atendimento médico e exames nesta época do ano é grande.

Conforme a Secretaria de Saúde do município, todos os dias aproximadamente cem homens vão até às Unidades de Saúde da Família e às Unidades Básicas de Saúde para consultar. Além disso, ações preventivas são feitas desde o início do mês nessas unidades, inclusive na área rural, como palestras sobre a paternidade responsável, atividades em salas de espera, consultas médicas, enfermagem, assistência social, avaliação odontológica, testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatites B e C e pedidos de exames.

“É de interesse da campanha o incentivo, a prevenção e a promoção da saúde do homem, visando uma mudança cultural para que procurem atendimento médico e multidisciplinar para verificar suas condições de saúde com mais frequência, antes que as doenças se manifestem de forma mais grave”, orienta a secretaria.

Arlindo Alves tem 86 anos e dá exemplo quando o assunto é cuidar da saúde. “Todos os anos faço exames e a qualquer sinal diferente procuro meu médico. Já tive problemas graves de saúde, sou hipertenso, então não posso dar bobeira”, brinca o aposentado.

Números

De acordo com o Inca (Instituto Nacional de Câncer) no Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. Em valores absolutos e considerando ambos os sexos é o quarto tipo mais comum e o segundo mais incidente entre os homens. Em 2016 foram registrados 61,2 mil novos casos de câncer de próstata e mais de 13 mil mortes. No Paraná, 5.260 homens foram diagnosticados com a doença no ano passado.

Mais do que qualquer outro tipo, é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos.