Esportes

A um mês dos Jogos, Rio inaugura Museu da Cidade Olímpica

201607051411211365.jpg

A um mês da cerimônia de abertura dos Jogos Rio-2016, a cidade inaugurou nesta terça-feira o Museu da Cidade Olímpica, localizado ao lado do Engenhão, estádio olímpico que receberá as provas de atletismo. O espaço faz um resumo da História dos Jogos e das participações brasileiras nas Olimpíadas, e traz depoimentos em vídeo de atletas olímpicos.

Há também equipamentos interativos em que os visitantes poderão vivenciar experiências ligadas a modalidades olímpicas ou atividades esportivas típicas do Rio. Há quatro simuladores: um de provas do atletismo; outro de canoagem, um de ciclismo paralímpico e outro de voos de asa delta. O Museu da Cidade Olímpica já está aberto à visitação pública, e a entrada é gratuita. O funcionamento é de terça a sábado, das 9h às 21h, e aos domingos, de 9h30m às 16h30m.

Há ainda exposição de ítens olímpicos, como as medalhas e curiosidades como a comparação de biotipo de atletas de diferentes modalidade, como um jogador de basquete e um cavaleiro do hipismo.

201607051539451612.jpg

A inauguração marcou também a data de um mês para os Jogos Olímpicos. O prefeito Eduardo Paes fez uma longa apresentação sobre as obras feitas no Rio desde que a cidade foi escolhida pelo COI, em outubro de 2009. Dirigindo-se principalmente à imprensa internacional, que já está em peso no Rio, ele defendeu as amplas reformas implementadas e o legado que será deixado.

– Você tem as viúvas de plantão, os urubus, as aves de rapina que querem sempre jogar para baixo. Mas faço um apelo para a população. Vamos viver um momento muito especial. Estamos enfrentando desafios, momentos difíceis no campo político, pessoas com direito a protestar – disse o prefeito. – O Rio não foi escolhido por suas qualidades, pelo contrário. O que nos fez sensibilizar os eleitores do COI foram as mazelas do Rio de Janeiro. Mostramos cenas de engarrafamento, enchentes, problemas de infraestrutura. Foi assim que convencemos o COI de que aqui os Jogos poderiam efetivamente fazer diferença para a cidade. Não venham aqui esperando Chicago, Nova York ou Londres. Comparem o Rio com o Rio.

201607051536211590.jpgO presidente do Comitê Organizador Rio-2016, Carlos Arthur Nuzman, e os ministros da Justiça, Alexandre Moraes, e do Esporte, Leonardo Picciani, também estiveram presentes.

O museu fica junto da Nave do Conhecimento do Engenho de Dentro, no antigo galpão de trens do bairro, que foi reformado por causa dos Jogos. A Nave do Conhecimento é o programa de inclusão digital da secretaria municipal de Ciência e Tecnologia que oferece aos frequentadores iniciação ao mundo digital, além de cursos de TI, robótica, webdesign e produção de vídeo. Existem atualmente nove na cidade, em bairros da Zona Oeste e Zona Norte.