Cotidiano

A Tribe Called Quest volta a liderar paradas americanas após 20 anos

s3.reutersmedia.jpgLOS ANGELES ? A banda de hip-hop A Tribe Called Quest alcançou o topo da lista “Billboard 200” pela primeira vez em 20 anos com seu mais recente lançamento, o disco de despedida “We got it from here… Thank you 4 your service”.

O álbum, que vendeu 135 mil unidades de acordo com dados da consultoria Nielsen SoundScan, é o primeiro dos rappers de Nova York desde 1998 e surge oito meses depois da morte do membro fundador Phife Dawg, em março, por complicações da diabetes.

Dawg gravou algumas das faixas antes de morrer, e o álbum conta ainda com colaborações de rappers de destaque da cena atual, como Kendrick Lamar e Kanye West, assim como do astro britânico Elton John.

A última vez que A Tribe Called Quest liderou as paradas americanas foi em 1996, com o disco “Beats, rhymes and life”.

A lista “Billboard 200” leva em consideração o número de álbuns vendidos, assim como o de singles (dez unidades equivalem a um álbum) e a performance em plataformas de streaming (1.500 reproduções equivalem a um álbum).

Mais recente álbum de Leonard Cohen, “You want it darker” subiu 40 posições e terminou a semana em sexto lugar, impulsionado pela morte do cantor e compositor canadense no último dia 7. A Tribe Called Quest

Na parada de canções digitais, que mede a venda de singles online, “Black Beatles”, de Rae Sremmurd, manteve-se na primeira posição. Lançado em setembro, o sucesso do single está diretamente relacionado aos vídeos do “desafio do manequim” (ou “mannequin challenge”, no original), viral que costuma trazer a música do duo de hip-hop como trilha sonora.