Cotidiano

?A respiração traz saúde, amor e dinheiro?, diz guru de meditação

Embaixador e instrutor da ONG Arte de Viver, o guru de 44 anos viaja o mundo há mais de dez anos apresentando técnicas de meditação e respiração . Até os 28 anos Swami Paramtej era um empresário que meditava duas vezes ao dia, como tinha aprendido a fazer desde os 10 anos de idade. Durante um curso com o líder humanitário e guru Sri Sri Ravi Shankar e o Dalai Lama ele percebeu que alguma coisa estava faltando em sua vida, uma rotina de ?comer, dormir, trabalhar?, como ele mesmo define. Dali em diante ele estudou práticas de ioga e se tornou um swami, título concedido na Índia para aqueles que se dedicam totalmente a encontrar a realização espiritual. Aqui ele conta um pouco de sua rotina humanitária, ensina que meditar é fácil, e que respirar bem pode mudar a vida de qualquer pessoa ? e não tem nada a ver com crença alguma. medita

Como a ioga mudou a sua vida e como você acha que pode mudar a vida de outras pessoas?

A ioga me ajuda a estar em contato comigo e me ajudou a ter paz, uma saúde melhor e a pensar em ajudar outras pessoas. Quando você aprende a respirar, a mente fica mais clara. Da mesma forma, a ioga dá a oportunidade de as pessoas serem mais saudáveis física e mentalmente e todos os aspectos da vida melhoram por causa disso. Eu costumo dizer que as pessoas precisam de três coisas para viver: saúde física e mental, amor e dinheiro. E respirando melhor você pode ter tudo isso, porque quando você respira corretamente, elimina cerca de 90% das toxinas do organismo. Algumas pesquisas mostram que a respiração pode ajudar a controlar alguns distúrbios genéticos como pressão arterial, diabetes e colesterol. Quanto ao amor e à saúde mental, quem quer estar ao lado de alguém deprimido, estressado, negativo? Quando você respira melhor, pode ser mais feliz, paciente e compreensivo e, portanto, com relacionamentos melhores. Em relação ao dinheiro, com a mente limpa e cheia de energia, será possível trabalhar mais e tomar melhores decisões.

De que ioga estamos falando, de práticas físicas ou meditativas?

Todas as formas levam à ioga que é a união de corpo, respiração e mente com o self. Através das posturas físicas, respiração, consciência alimentar e meditação. E o que tem de diferente nisso? Eu costumo dizer que todos podem jogar futebol, mas só alguns vão para a Seleção. Com a respiração é a mesma coisa: usamos apenas 30% da nossa capacidade respiratória e, para melhorar, precisamos praticar e aprender algumas habilidades sobre a respiração.

Quais são suas expectativas para este domingo? E o que você acha do Brasil?

Todos deveriam ter acesso a conhecimentos para serem calmos, sem estresse e mais produtivos. Agora que 21 de junho foi declarado o Dia da Ioga, mais pessoas conhecerão a prática. Não tem a ver com crenças. Respirar melhor é uma experiência, não uma crença. O Brasil já é considerado um país onde as pessoas amam comemorações. E acredito que as técnicas de respiração e meditação vão fazer o povo ainda mais feliz.

Como era a sua vida antes de conhecer Sri Sri Ravi Shankar? E como é hoje?

Antes minha vida era centrada apenas em mim e eu procurava um sentido maior para a vida além de apenas comer, dormir, trabalhar. Agora a vida é completa com muito a fazer pela sociedade. Todos os dias eu medito, dou palestras, fico disponível a quem precisa. Quando sua mente está quieta, você pode estar em paz. E em paz você pode ajudar as pessoas e fazer um mundo melhor com trabalhos sociais, por exemplo. Na prisão nós ajudamos as pessoas a saírem melhores do que entraram. Nas comunidades, ajudamos as pessoas a se ajudarem ? e este é um dos melhores presentes para a Humanidade.

Há alguns anos, na Argentina, você fez bungee jump e pulou de paraquedas. Qual é a conexão entre a meditação, uma prática totalmente zen, e esportes de aventura, que têm uma enorme descarga de adrenalina?

A vida é uma celebração, meditação é se energizar para poder celebrar mais. A espiritualidade nunca pode ser um obstáculo no que quer que se queira fazer, ela complementa um corpo saudável e uma mente tranquila.

E por que é tão difícil meditar? O que há de errado com nossas mentes que são tão difíceis de desligar?

É bastante fácil, na verdade. Só é preciso um guia para orientar a prática. Alguns hábitos alimentares devem ser incluídos, assim como técnicas para relaxar a mente de modo a aprofundar mais facilmente a meditação. Há um sistema muito inteligente em todos os seres humanos: você sempre sabe o que não quer. A respiração é uma ferramenta para apagar o que você não quer. Mas é preciso conhecer alguns segredos para praticar.

Qual é o seu conselho para alguém que busca a paz, a calma, para evitar o estresse?

É possível. Cada emoção tem um tipo de respiração, porque a respiração e a mente são conectadas. O curso natural da mente é pensar, o dia inteiro é uma montanha russa. E quando você pensa, você gasta energia. Meditação é a arte de não fazer nada e controlar a mente. Ao fazer isso, você poupa energia e consegue uma mente tranquila. Damos boas vindas a qualquer um que queira deixar de lado as tensões para vir para o workshop de felicidade e descobrir o que milhões de pessoas estão experimentando.

Programação no Rio:

Dia 26/06, das 16h às 18h: Yoga Day na Praia de Ipanema (Posto 10, em frente à Rua Paul Redfern). Palestra, conversa com o público e exercícios de respiração, meditação e posturas de yoga. Atividade gratuita e aberta ao público

Palestras com ingressos a venda (preços populares) pelo sitewww.artofliving.org/br-pt:

26/06, às 20h: Palestra ?Despertar de uma nova consciência?

Sede da Arte de Viver, Barra da Tijuca (Av. Evandro Lins e Silva, 840/1102 – Próximo ao Shopping Downtown)

27/06, às 20h: Palestra ?Yoga e Espiritualidade na Vida Moderna?

Ginásio da PUC-RIO (Rua Marquês de São Vicente, 225 – Gávea)

3/7, às 20h: Palestra ?Entrega e Auto-Confiança?

Sede da Arte de Viver em Niterói (Estrada Caetano Monteiro, 701/201, em Pendotiba)