Cotidiano

A Reforma e suas diversas faces

Os 500 anos de história da Reforma Protestante tem fortalecido os grupos que decidiram seguir com essa ideologia. O pastor Thiago Smaniotto, de Marechal Cândido Rondon, conta que a repercussão da reforma pode ser vista em diversas áreas, inclusive regionalmente, até hoje. “Ela passa pela essência do capitalismo, da disseminação do ensino público, do valor do trabalho, do empreendedorismo, de toda a construção da sociedade ocidental como se vê”.

No oeste, assim como em todo o Brasil, o catolicismo ainda é maioria. Os evangélicos ocupam entre 25% e 30% de seguidores. Já em Marechal Cândido Rondon, devido à emigração alemã, 45% da população se denomina protestante. No Município, inclusive, hoje é feriado alusivo ao aniversário da reforma.

Muitas denominações religiosas que se identificaram com a ideia de Lutero possuem o compromisso com a ética e a moralidade. Elas seguem ainda a doutrina das Cinco Solas, um resumo das Escrituras que significam a salvação e definem os princípios da Reforma Protestante. Sua base segue o seguinte texto: “Somente a fé, somente a Escritura, somente Cristo, somente a Graça, Glória somente a Deus”. “Esta é a teologia das igrejas protestantes e a grande diferença entre a Igreja Católica. No catolicismo, seus dogmas (casamento, batismo, Eucaristia) estão em pé de igualdade com a Bíblia. Já nas evangélicas, a autoridade máxima da vida cotidiana e de salvação é a Bíblia”, explica o pastor.

Fora de época

O pastor diz ainda que existem as denominações que surgiram entre os anos de 1970 e 1980, pequenas comunidades dissidentes da Igreja Católica, com divergências de ideias do catolicismo e parecidas com as da época da Reforma. “É o que chamamos de protestantes fora de época, que mantêm muito forte a nossa teologia”, diz.

Para Smaniotto, o legado da Reforma Protestante é único: “É de pregar o relacionamento com Deus. Aquilo que Jesus veio fazer não foi uma religião no sentido humano, mas no espiritual. Significa que devemos nos ‘religar’ com Deus, e não buscar ser independente Dele”.

O primeiro culto no Brasil

A história aponta a data de 10 de março de 1557 como o dia do primeiro culto protestante no Brasil e nas Américas, realizado em um salão rústico. Dirigiu o culto o pastor Pierre Richier, o qual pregou com base em Salmos 27.4: “Uma coisa pedi ao Senhor, e a buscarei: que possa morar na casa do Senhor todos os dias da minha vida, para contemplar a formosura do Senhor, e aprender no seu templo”. Cantaram na ocasião o Salmo 5.

No dia 21 de março de 1557, um domingo, foi inaugurada a primeira Igreja Evangélica das Américas.