Cotidiano

A praticidade da cozinha do século XXI: das panelas convencionais às fritadeiras elétricas

O ato de cozinhar se tornou menos perigoso e trabalhoso

A praticidade da cozinha do século XXI: das panelas convencionais às fritadeiras elétricas

O século XXI foi marcado por muitas mudanças de comportamento em todo o mundo. Diferentemente de antes, agora adentramos em uma era que se volta inteiramente para a velocidade e, como consequência, para a facilidade. Assim, fazer das práticas cotidianas algo ainda mais fácil é a pretensão de muitas empresas. Desde a criação e aperfeiçoamento dos “smartphones”, as melhorias das ferramentas na cozinha, as tecnologias foram introduzidas em todas as áreas que o ser humano permeia. 

Anos atrás, a cozinha era complicada e cheia de detalhes que a tornavam difícil. Embora desde crianças as meninas fossem ensinadas a cozinhar, todo o processo demorava horas e exigia muito esforço. Além de, antigamente, ser necessário escolher alimentos que hoje já vem selecionados das indústrias, como o arroz. Os cozinheiros precisavam usar ferramentas que estão obsoletas, visto que existem milhares de outras que preparam a comida com mais facilidade e rapidez.

Desse modo, com o propósito de contribuir com o padrão de comportamento do atual século, milhares de empresas se debruçam então não só sob a necessidade de tornar mais prático, possível e rápido o hábito de cozinhar, mas também sob a pretensão de articular uma alimentação mais saudável e real para toda a população. 

Com isso em vista, hoje em dia a cozinha é compartilhada. Em outras palavras, diferentemente de antes, o ato de cozinhar se tornou menos perigoso e trabalhoso e, por isso, jovens, adultos e até mesmo pessoas com uma rotina mais corrida conseguem preparar uma refeição de qualidade com a ajuda das ferramentas certas. Já que não se precisa mais passar horas cuidando do tempo de cozimento do arroz, bem como tampouco de frituras, a população do século XXI tem, na cozinha, eletrodomésticos e ferramentas que dispensam muito tempo de preparo e esforço.

Assim, com o objetivo de aliar uma alimentação saudável com a praticidade, surgiram as fritadeiras elétricas. Esses modelos de eletrodomésticos dão a oportunidade do consumidor de cronometrar o tempo em que o alimento será mantido no recipiente e dispensa a utilização de óleos gordurosos. 

Por meio de uma tecnologia inovadora, as fritadeiras elétricas ganharam muito espaço no mercado. Ao passo que antes era necessário permanecer em todo o período de fritura ao lado do fogão para que o alimento fosse feito corretamente, agora, com apenas alguns botões, o frango, a batata e até mesmo o bolo fica pronto em minutos e não exige mais um acompanhamento constante.

No que se refere a possibilitar uma alimentação mais saudável, em contrapartida aos modelos convencionais de panelas que utilizam de óleos para fritar e preparar alimentos como as batatas fritas, as fritadeiras elétricas têm um sistema próprio que, somente pelo calor que ela gera, consegue dar o mesmo resultado de fritura quando comparado a algo preparado no óleo. 

Sem dúvida, a cozinha do século XXI avançou muito com relação aos outros séculos. Segundo Rafael Silva, criador do site Guia da Fritadeira, “as fritadeiras elétricas vieram para ficar. Elas nos trouxeram um novo modo de cozinhar, já que, após escolher o tempo e a intensidade, o usuário não precisa ficar todo o tempo de olho no preparo do alimento, o que não ocorre nas panelas convencionais. Isso sem contar todo o bem que faz à saúde”.

Assim, por fazer não só do ato de cozinhar algo mais prático e prazeroso, mas também por trazer mais saúde à rotina alimentar caótica que a maioria das pessoas tem, as fritadeiras elétricas lotam cada vez mais as prateleiras das lojas de eletrodomésticos. Desse modo, cabe ao consumidor definir qual a ideal para o seu uso diário, visto que variam de tamanho, funcionalidade, preço e muitas outras características. 

Portanto, com o objetivo de tornar mais difuso todo o conhecimento sobre as fritadeiras elétricas e ajudar o consumidor brasileiro no momento de escolher o modelo ideal de fritadeira para o seu uso, o site Guia da Fritadeira  oferece resenhas dos mais variados eletros com essa função. Escolher a melhor fritadeira elétrica é ter consciência do melhor custo benefício que o mercado oferece e saber discernir qual a melhor para a sua necessidade. Com conteúdos que também ensinam os usuários a limparem o seu eletro, o Guia da Fritadeira ajuda você a evitar gastos extras e ter uma escolha certeira.