Cotidiano

A poucos dias do fim, vacinação atinge apenas 35% do rebanho

De acordo com o coordenador do programa de febre aftosa da Adapar, Walter Ribeirete, os números mudam a cada dia

Cascavel – Faltando uma semana para o fim da segunda etapa da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa no Paraná, Cascavel só atingiu 35% da comprovação da imunização de um total de 85 mil cabeças de gados e bubalinos. A informação foi repassada a O Paraná pela Adapar (Agência de Defesa Agropecuária do Paraná) e leva em conta dados coletados até a última segunda-feira (21).

De acordo com o coordenador do programa de febre aftosa da Adapar, Walter Ribeirete, os números mudam a cada dia. “Esses números são das comprovações, pode acontecer de um produtor vacinar o seu rebanho e ainda não ter repassado esses dados ao Estado”.

Segundo ele, em todo o Paraná, 45% do rebanho de 9,2 milhões de cabeças receberam a segunda dose da vacina e, na regional de Cascavel, em 28 municípios que juntos têm 661 mil animais, o percentual é de 38% de imunização. “Como em outras campanhas, os pecuaristas devem intensificar, não só a vacinação como a comprovação, nos próximos dias”.

A Campanha de Vacinação Contra a Aftosa teve início no dia 1º de novembro e se encerra no dia 30. O diferencial desta etapa é que animais de todas as idades deverão receber a dose da vacina, ministrada em maio apenas para animais com até 24 meses. Além de vacinar, os produtores devem comprovar a aplicação da dose. A intenção da Agência é de que mais de 95% do rebanho sejam imunizados e, para isso, deve intensificar a fiscalização e acompanhamento nas propriedades.

Quem não vacinar e/ou não comprovar a vacinação será multado de acordo com o número de cabeças não vacinadas, mas com um valor mínimo de dez UPFs (Unidades Padrão Fiscal do Estado), que equivale a R$ 91,57 para cada animal.

Quem tem até dez cabeças de gado e não vacinar e/ou não comprovar a vacinação no período recomendado será multado em R$ 915,70. Acima de dez cabeças vai incidir o valor mínimo da multa mais uma UPF por cabeça não vacinada.