Cotidiano

A população precisa circular, por Jorge Bastos Moreno

Espero do prefeito eleito o óbvio, ou seja, que ele cumpra seu dever de administrar a mais bela cidade do país, priorizando os direitos coletivos dos cidadãos. Para isso, a melhora e implantação de novos serviços públicos são fundamentais.

Depois de oito anos de parceria entre os governos federal, estadual e municipal, assistimos agora ao fim da aliança política desse triunvirato, que inegavelmente trouxe benefícios à cidade. Institucionalmente, ela deve ser mantida dentro das regras federativas. Teoricamente, portanto, nada muda. Mas a prática demonstra que as coisas não são como deveriam ser. Nos três níveis de governo prevalece a visão torpe do ?aos amigos, tudo; aos adversários, nada?. Não está se pedindo que cada um abra mão de suas convicções políticas, apenas que elas não interfiram no atendimento dos interesses públicos.

Nesse sentido, é preciso transformar as políticas públicas corretas e exitosas não em patrimônios de governantes e partidos, mas do Estado, para que, nas mudanças de cadeiras, não sofram soluções de continuidade. Portanto, obras como a extensão do metrô até a Gávea, por exemplo, devem ser concluídas e outras linhas de transportes, ampliadas.

O monumental Centro de Operações da prefeitura, responsável pelo controle do trânsito e pela fiscalização da segurança, deve ser aprimorado e harmonizado com o do estado. O controle do trânsito tem se demonstrado ineficaz. É clássica e vergonhosa a constatação de que um embaraço de trânsito em qualquer ponto do Rio congestiona a cidade toda. E há sinais de trânsitos totalmente dessincronizados, para citar casos aparentemente banais.

Ainda sobre transportes, é urgente a renovação da frota de táxis e uma reeducação dos motoristas, muitos sem preparo para conduzir passageiros: destratam, andam com rádio em volume alto, odor de tabaco nos veículos. Isso quando não demonstram sinais de embriaguez. Essas são algumas das causas que levam os passageiros a migrar para o Uber.

Fixei-me na mobilidade urbana, setor de que mais preciso, deixando temas fundamentais, como saúde, educação e habitação, para especialistas.