Cotidiano

A pedido do TRE, igreja vai convocar os eleitores para biometria

Meta era realizar 2,2 mil atendimentos, mas a média tem ficado em torno de 800

Cascavel – Padres e demais líderes dos movimentos religiosos das 17 paróquias da Arquidiocese de Cascavel serão convocados a ajudar a convocar os eleitores da cidade para que façam o cadastramento biométrico.

“Eles terão a missão de ajudar na divulgação do trabalho da biometria”, explicou ontem o arcebispo dom Mauro Aparecido dos Santos, após receber a visita do presidente do TRE-PR (Tribunal Regional Eleitoral do Paraná), desembargador Jucimar Novochadlo.

Novochadlo procurou dom Mauro após constatar um risco muito grande de Cascavel perder o segundo turno na eleição de prefeito diante da demora no cadastramento biométrico. Vale lembrar que a Justiça Eleitoral já vinha contando para tanto com o apoio da Opevel (Ordem dos Pastores de Cascavel), do Núcleo Regional de Educação e da seccional da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).

Foi a preocupação com a baixa procura do eleitorado que trouxe Jucimar Novochadlo a Cascavel. Dos 220 mil eleitores da Comarca – Cascavel, Santa Tereza do Oeste e Lindoeste -, até segunda-feira (19), apenas 128 mil haviam feito o cadastramento, número bem aquém da expectativa. A meta do TRE era realizar 2,2 mil atendimentos, mas a média atual tem ficado em torno de 800.

“Infelizmente, a procura teve uma queda muito grande. Isso nos preocupa e agora precisamos da ajuda de todos os segmentos organizados da sociedade para convocar o eleitorado”, destacou Novochadlo.

Ele ainda revelou que o Tribunal não irá prorrogar novamente o prazo, estendido até 29 de janeiro.

“Nós fizemos essa primeira prorrogação por motivos técnicos, mas desta vez não haverá prorrogação e quem não fizer a biometria terá o seu título eleitoral cancelado”, disse.

O risco existe

Sobre o segundo turno, o presidente do TRE-PR se mostrou bastante preocupado.

“Cascavel corre o risco de perdê-lo, caso continuar nesse ritmo a procura dos eleitores. Se não houver um engajamento de toda a sociedade organizada não teremos o segundo turno no ano que vem”, frisou Novochadlo.

Vale lembrar que a escolha do prefeito em dois turnos só ocorre em cidades com no mínimo 200 mil eleitores.