Esportes

A matemática de Tite para garantir uma vaga na Rússia-2018

Os torcedores brasileiros estão acostumados ao número mágico dos times da Série A para fugir o rebaixamento, geralmente estabelecido como 46 a pontuação segura. Ao assumir a seleção brasileira fora da zona de classificação nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018, Tite determinou uma meta numérica. Em sua cabeça, o Brasil precisa terminar a competição com 54% de rendimento para garantir uma vaga na Rússia – ou 29 pontos em 18 jogos.

– Nas duas últimas Eliminatórias, 54% tem sido o porcentual de aproveitamento (dos classificados) – explicou o treinador, na véspera de enfrentar a Bolívia, nesta quinta-feira, em Natal.

Quando assumiu a seleção, o Brasil tinha 6 jogos e 9 pontos marcados, com 50% de aproveitamento. Dunga deixou o país na sexta colocação. Com as duas vitórias de Tite contra Equador e Colômbia, um rápido alento: o país pulou para a vice-liderança com 15 pontos e 62,5%.

A equipe já está acima da meta estabelecida, mas a sequência de jogos contra Bolívia (8º lugar), e Venezuela (lanterna, em 10º), na terça-feira, fora de casa, pode deixar o time de Tite ainda mais próximo. Caso vença as duas partidas, a seleção chegará aos 21 pontos, com 70% de rendimento.

PENDURADOS SEM FORÇAR AMARELO

A meta de pontuação é o que faz Tite rejeitar que pedirá jogadores forçarem o cartão amarelo contra a Bolívia para se livrarem de um possível suspensão contra a Argentina, no Mineirão, pela 11ª rodada. Em Natal, Neymar, Miranda, Daniel Alves, Filipe Luís e Giuliano entram em campo pendurados contra a Bolívia.

– Os três pontos (contra a Venezuela) valem tanto quanto os da Argentina. Claro que tem uma conotação de maior clássico, eu sei disso. Mas qual é o objetivo, não é a classificação? Então, vale igual. Temos que ter o mínimo de consciência. Se tomar oito cartões e todos os jogadores ficarem fora, mas tiver o melhor desempenho possível… – argumentou o treinador.

Em 2014, o Equador, 4º colocado, somou 25 pontos, mesma pontuação da Uruguai, que, 5º, foi para a repescagem. Em 2010, a Argentina, 4ª, terminou com 28, quatro pontos a mais do que o Uruguai, 5º com 24. Em 2006, o Paraguai foi 4º, com 28, três a mais do que o Uruguai, 5º com 25. Em 2002, Brasil e Paraguai ficaram com 30 pontos e ficaram com os 3º e 4º lugares. Em 5º ficou o Uruguai, com 27.

Os jogos da seleção nas Eliminatórias:

9ª rodada

Brasil x Bolívia, em casa

10ª rodada

Venezuela x Brasil, fora

11ª rodada

Brasil x Argentina, em casa

12ª rodada

Peru x Brasil, fora

13ª rodada

Uruguai x Brasil, fora

14ª rodada

Brasil x Paraguai, em casa

15ª rodada

Brasil x Equador, em casa

16ª rodada

Colômbia x Brasil, fora

17ª rodada

Bolívia x Brasil, fora

18ª rodada

Brasil x Chile, em casa