Agronegócio

A marca da sustentabilidade

Cascavel – A 30ª edição do Show Rural inicia neste domingo com a missa a ser celebrada às 11h e o parque já fica aberto para visitação, mas é a partir de amanhã que a movimentação no Parque Tecnológico Coopavel, em Cascavel será bem intensa.

No evento que foca tudo o que há de novo e altamente tecnológico para o campo, neste ano tem como um dos pilares a sustentabilidade.
Desde a promotora do evento, a Coopavel, como importantes parceiros como Itaipu Binacional, Iapar (Instituto Agronômico do Paraná), Emater e Embrapa, trarão tecnologias e técnicas fundamentais para ações de preservação e conservação ambiental.

Quando muito se fala em deficiência energética na região que limita o crescimento do setor produtivo, a Coopavel resolveu investir R$ 1,5 milhão na implantação de mais de 400 placas fotovoltaicas. Elas produzirão 85% da energia para abastecer todo o parque tecnológico durante o evento. Os outros 15% serão comprados da distribuidora. “Durante todo o ano vamos vender energia e o nosso investimento vai se pagar em cinco anos. É algo extremamente útil, necessário e que aparece como alternativa. Temos dez empresas especializadas nesta área para vender as placas durante o Show Rural”, completa o diretor-presidente da Coopavel, Dilvo Grolli.

E a sustentabilidade que vem da energia elétrica vai passar necessariamente pela maior usina em produção de energia do mundo: a Itaipu Binacional.

Mas não são os rastros da eletricidade que serão a vitrine desta exposição. Até 2020, a usina de Itaipu vai ajudar a transformar o perfil econômico do oeste do Paraná. Só em convênios, serão investidos R$ 300 milhões nos municípios da região.

Muitas ações que antes eram restritas aos 29 municípios da Bacia do Paraná III, agora serão levadas a todos os municípios da região oeste do Estado.