Esportes

A louca temporada do enxuto miolo de zaga rubro-negro

cesar martins_flamengo.jpgTêm contornos de surrealismo os primeiros cinco meses do ano na zaga rubro-negra. Setor crítico no ano passado, fato citado por Muricy em sua apresentação, foi alvo de atenção da diretoria, mas as contratações pedidas antes mesmo do início da temporada jamais vieram. Ontem, no Ninho do Urubu, foi a vez do então afastado César Martins, que já contava os dias para voltar ao Benfica no fim de junho, retornar às atividades.

Com César, o time passa a ter três zagueiro em condições de atuar. Ontem, em atividade em campo reduzido com os jogadores que não entraram em campo contra a Chapecoense, o zagueiro era um dos mais falantes e chegou até a marcar um gol. Flamengo e Muricy

Outro jogador que treinou por alguns dias afastado do elenco foi Wallace. No caso do ex-capitão, no entanto, foi uma opção pessoal, e não do clube. Pressionado pela torcida, o jogador abandonou a concentração do time na véspera da estreia do Brasileiro. Nesta semana, ele acertou sua transferência para o Grêmio, que pagou R$ 3,2 milhões para tirá-lo do Rio.

Única contratação do setor, a chegada de Juan, de 37 anos, era tida como certa rodadas antes do fim do Brasileiro passado. Formado na Gávea, ele chegava com a missão de liderar o elenco, de mostrar a identidade do clube aos companheiros. Na última quarta-feira, ele sentiu uma lesão muscular na coxa esquerda que o afastará dos campos por cerca de um mês.

´Após a lesão de Juan, os únicos dois zagueiros atuaram por cerca de 80 minutos contra a Chapecoense. Embora os jovens Léo Duarte, de 19 anos, e Rafael Dumas, de 21, não tenham feito uma ótima partida, também não foram os responsáveis pelas vaias da torcida após o empate em 2 a 2.

O vice de futebol Flávio Godinho falou sobre as contratações. A situação é tão emergencial que os reforços poderão chegar sem o aval do novo treinador. Rafael Vaz, do Vasco, é um dos nomes da lista.