Esportes

A jornada de saúde dos atletas Olímpicos

Jornada medica.JPGUm dos maiores medos dos atletas ? que pode colocar em risco anos de treinamento ? é sofrer alguma lesão. Mas as tecnologias de última geração, a infraestrutura e o corpo médico dos Jogos Rio 2016 podem ajudar a prevenir ou solucionar da melhor maneira possível eventuais problemas de saúde dos competidores.

O time médico dos Jogos planeja os detalhes dessa operação desde 2013, decidindo onde as estações médicas estarão localizadas, quantos voluntários e quais recursos serão necessários, incluindo material, remédios e equipamentos. São cerca de cinco mil voluntários da área de saúde, todos alocados de acordo com suas habilidades profissionais e experiências, para atuar durante os Jogos Olímpicos

? Pela primeira vez na história do País, os serviços médicos de um evento desse porte serão executados por voluntários. Essa é uma grande conquista e mostra o interesse dos profissionais no atendimento pré-hospitalar e de diagnóstico esportivo. Todos passaram por uma série de treinamentos e cerca de 30 eventos de teste para garantir o funcionamento dos equipamentos, protocolos e procedimentos ? conta Emma Painter, gerente de serviços médicos do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.

Veja também:Caso o atleta sofra algum imprevisto nas arenas, existem áreas de emergência, um time médico completo e todo o equipamento necessário para atendê-lo no local, como desfibriladores, oxímetro, aspiradores, ultrassons e monitores cardíacos. Para uma assistência complementar, ele será enviado à Policlínica. E casos mais críticos serão encaminhados ao complexo médico-hospitalar de referência dos Jogos, o Americas Medical City.

? Recebemos a notícia de que seríamos referência em janeiro de 2015 e estamos nos preparando desde então. Desenhamos junto com o Comitê todos os protocolos de atendimento e fizemos treinamentos para as equipes. Além da estrutura, houve preocupação no preparo humano. Para lidar com as questões do idioma, criamos broches com bandeiras que identificam as línguas que os funcionários falam e tradutores terão acesso facilitado para acompanhar os atletas. É uma honra fazer parte de um projeto assim. Mas, como todo brasileiro, o que queremos mesmo é que ninguém precise do nosso trabalho. Não queremos ser notícia, mas, se alguém precisar, estaremos prontos ? explica o Dr. Marcus Vinicius dos Santos, diretor médico do Americas Medical City.

O apoio a cada delegação depende do tamanho de time que ela traz. Algumas vêm com médicos, outras sem nenhum suporte de saúde. Porém, todas terão ao seu dispor os serviços de primeiros-socorros, fisioterapia, dentista, oftalmologista, diagnósticos por imagem, massagem esportiva e farmácia.

vscange_1.jpgNa parte tecnológica, equipamentos de última geração que visam à saúde e ao bem-estar dos atletas e de suas equipes estão a postos. Alguns dos destaques são o Vscan, aparelho de ultrassom de bolso que permite aos profissionais de emergência obter muito mais informações para um diagnóstico preciso, e as soluções de internet industrial da GE, como um software the registro médico eletrônico que unifica e armazena na nuvem os dados médicos e torna viável, por meio da combinação de informações, uma avaliação evolutiva das condições físicas e a acesso a informações em momentos emergenciais.

O foco é proteger a saúde dos participantes e permitir que possam competir com o melhor de suas habilidades, com respostas rápidas a qualquer demanda médica para assegurar que o atleta esteja pleno nos Jogos para os quais se preparou por vários anos.