Esportes

A jornada da saúde dos atletas Olímpicos

policlinica.JPGUm dos maiores medos dos atletas durante os Jogos ? que pode colocar em risco anos de treinamento ? é sofrer alguma lesão. Mas a infraestrutura médica e o corpo clínico dos Jogos Rio 2016 podem ajudar médicos a prevenir ou tratar da melhor maneira possível eventuais problemas de saúde dos competidores.

O time médico dos Jogos planeja os detalhes dessa operação desde 2013. Eles contam com cerca de cinco mil voluntários da área de saúde, todos alocados de acordo com suas habilidades pro ssionais e experiências, para atuar durante os Jogos Olímpicos.

– Pela primeira vez na história do País, os serviços médicos de um evento desse porte serão executados por voluntários. Todos passaram por uma série de treinamentos e cerca de 30 eventos-testes – conta Emma Painter, gerente de Serviços Médicos do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos 2016.

Caso o atleta sofra algum imprevisto nas arenas, existem áreas de emergência, um time médico completo e todo o equipamento necessário para atendê-lo no local. Para uma assistência complementar, ele será enviado à Policlínica, junto à Vila dos Atletas. E casos mais críticos, como cirurgias, são encaminhados ao complexo hospitalar de referência dos Jogos, o Americas Medical City.

Um caso grave ocorreu na delegação francesa logo no primeiro dia de competições: um ginasta sofreu uma queda durante o salto sobre o cavalo e quebrou o o público presente.

Veja também– O atendimento na arena foi muito bom e ele logo foi encaminhado para o hospital Americas Medical City, onde passou por uma tomogra a computadorizada e também uma cirurgia – afirma Philippe Le Van, diretor Médico da França.

Na parte tecnológica, equipamentos médicos de última geração que visam à saúde e ao bem-estar dos atletas e de suas equipes estão a postos na Policlínica e nas Arenas. Um dos destaques é o Vscan, ultrassom de bolso que ajuda os médicos a agilizar o primeiro atendimento emergencial, mesmo dentro da arena de competição.

Jerome Renoux, chefe de radiologia do time francês, diz que a delegação francesa também conta com dois aparelhos de ultrassom para os atletas: um veio da França e outro foi emprestado pela GE para uso durante o Rio 2016.

– Eles estão instalados nos dormitórios do time e utilizamos muito para examinar os músculos dos atletas e na aplicação de medicações. O aparelho nos dá imagens em tempo real, nos ajudando a obter diagnóstico e respostas mais rápidas. Considerando que temos apenas 17 dias de competições, isso é valioso.

Outro destaque de tecnologia médica disponível nos Jogos é o so ware de Registro Médico Eletrô nico (EMR) da GE, que uni ca os dados dos atletas, os armazena na nuvem e torna viável a análise rápida da saúde em momentos emergenciais para a evolução das condições nas futuras competições.