Variedades

A influência das cores na quarentena

Esse momento de quarentena requer ainda mais atenção com as cores

A influência das cores na quarentena

O isolamento social chegou com o outono e continuará no inverno – estações que carregam energias de transição e introspecção para que seja possível rever hábitos e comportamentos, encerrar ciclos e etapas, observar emoções e pensamentos e deixar de lado aquilo que não está sendo útil para a sua vida pessoal, amorosa, espiritual e/ou profissional.

E, agora, mais do que nunca, este momento requer ainda mais atenção e cuidado com o corpo, a mente, a alma e a casa.

Neste momento, em que nos recolhemos e somos acolhidos pelas nossas casas, existe uma oportunidade de observar nossas emoções e como estamos expressando esses sentimentos por meio das tarefas do dia a dia e no trabalho.

Lidar com situações inesperadas e incomuns pode ser um aprendizado com o que temos em casa: as cores na quarentena. Pessoas que trabalham com arte, ilustração, decoração, Feng Shui, terapia holística, cromoterapia e todas os que estão em casa, independente da profissão, estão sob a influência do ambiente que as cercam e uma das influências é a cor ou mesmo a ausência dela.

A arquiteta Trícia Veratti observa que apreciar a vista da janela de sua casa com muitas árvores estimula sua criatividade. Na mesa de trabalho de casa, a arquiteta coloca um tecido laranja e dourado, cores que favorecem o alto astral.

Durante a quarentena, Trícia refletiu sobre a cor cinza e conta que já morou em um apartamento com a predominância dessa cor e sentiu-se introspectiva e triste e que, durante o isolamento, ao ver fotos de ambientes e até revestimentos com essa tonalidade sentiu a mesma tristeza de quando morava no apartamento antigo.

Portanto, ela faz um alerta sobre o uso da cor cinza na decoração dos ambientes: “Sei que estamos na moda do cinza e que ele pode transmitir sensações como despojamento (estilo industrial), limpeza (estilo clean) ou até requinte (estilos clássico e clássico contemporâneo). Porém é uma cor que carrega em si um ar triste, solidão e falta de vida”. E sugere para quem deseja o cinza em casa neutralizar sua presença com o uso de outras cores em tapetes, almofadas, cortinas, móveis, além de iluminação e plantas.

A arquiteta deixa mais uma dica: “Não tenham medo das cores, não ache que vai cansar da cor. O nosso lar é o reflexo da vida que está dentro de nós e como tal pode nos influenciar (para o lado bom ou ruim). É normal, portanto, querer de tempos em tempos dar uma repaginada na casa.”

Durante a quarentena você pode usar tecidos coloridos como mantas, toalhas de mesa, pashminas, lenços compridos que possam cobrir uma cadeira ou uma poltrona ou um sofá.

Fonte: Personare