Cotidiano

'A imagem do prefeito sempre me ajuda', diz Pedro Paulo

RIO ? Escolhido pelo prefeito Eduardo Paes para concorrer à sua sucessão, Pedro Paulo (PMDB) aposta na imagem do padrinho político para se descolar dos adversários e buscar a vaga no segundo turno. Na reta final da campanha, Paes tem comparecido a agendas públicas ao lado do candidato do PMDB e voltou a ganhar destaque no programa de televisão.

Nesta tarde, os dois participaram de uma carreata em Santa Cruz, na Zona Oeste, em áreas que receberam obras de urbanização do programa Bairro Maravilha. A deputada estadual Lucinha (PSDB), bastante popular na região, participou do ato, apesar de seu partido formalmente apoiar a candidatura de Carlos Osorio (PSDB). O deputado estadual Bebeto (PDT) e candidatos a vereador também estiveram na carreata.

? A imagem do prefeito sempre me ajuda. Essa foi uma estratégia, não tem como ser diferente. Nossas imagens estão plenamente associadas e, quanto mais associado, para mim, é melhor. Eu tenho orgulho do meu padrinho, de quem eu caminhei ao lado durante os últimos oito anos como chefe da Casa Civil e secretário de Governo ? disse Pedro Paulo.

O peemedebista se esquivou de dizer que a crise financeira do governo do estado, também administrado pelo PMDB, esteja atrapalhando sua campanha. Reservadamente, integrantes do partido admitem que a situação é um n fator que está impedindo um crescimento mais expressivo. Como contraponto, um grupo defendia que a imagem de Paes fosse bastante explorada desde o início da corrida eleitoral.

? Olha, não quero dizer que atrapalhou, mas é algo que o eleitor, por mais que ele busque diferenciar o que são problemas do estado e o que são problemas da prefeitura… Acredito que, nos últimos oito anos, um pouco o estilo de governo nosso, capitaneado pelo prefeito, essa coisa de estar presente, de assumir as responsabilidades… Aconteceu uma coisa na cidade, a gente mata no peito e assume a responsabilidade. Isso tem o bônus e tem o ônus. Muitas vezes as pessoas associam: “Olha aí, o hospital está com problema”. Como nós fizemos assumindo hospitais (antes administrados pelo estado), como a gente faz quando acontece algum acidente na cidade, você acaba capitalizando o que é bom e o que está com problema. É óbvio que tem uma associação, mas acho que no momento decisivo, as pessoas vão fazer uma avaliação: “Eu sei que o estado tem problemas, mas eu tenho que ter uma prefeitura capaz de ajudar, mesmo o estado com problemas” ?afirmou Pedro Paulo.