Agronegócio

A homeopatia nas propriedades rurais

Encontro será realizado em três módulos, um deles ainda neste mês de maio

A homeopatia nas propriedades rurais

A homeopatia como alternativa para o modelo tradicional de combate a pragas e doenças é uma prática com resultados positivos, segundo o técnico da Biolabore (Cooperativa de Trabalho e Assistência Técnica do Paraná) Juliano Casagrande. O tema é conteúdo de um curso de três módulos, em andamento no Município de Palotina. A próxima reunião será no dia 30 e o encerramento está previsto para o mês de junho.

O que é homeopatia, princípios e pilares, onde aplicar, como utilizar, além de outras questões teóricas foram abordadas no primeiro encontro. Os outros dois módulos se destinarão à parte prática sobre como fazer os remédios e sua utilização em vegetais e animais.

O objetivo é suprir uma demanda de agricultores que estão se inserindo no processo, tendo em vista que, dos 41 assessorados pela Biolabore, todos fazem uso, de alguma forma, de produtos homeopáticos, segundo Casagrande. “Desta forma, há demanda por esse tipo de capacitação”, frisa.

O técnico destaca que muitos queriam fazer um nivelamento e outros pretendiam conhecer as técnicas aplicadas.

De acordo com Juliano Casagrande, é uma demanda crescente e uma forma de amenizar prejuízos e deficiências do modelo tradicional de combate a pragas e doenças, o que pode diminuir os custos de produção e oferecer produtos de melhor qualidade com preservação da água e recursos naturais.

Acredita-se que outras pessoas também são beneficiadas indiretamente pelo compartilhamento de informações e conhecimento feito pelos próprios produtores.

O treinamento conta com apoio da Prefeitura de Palotina, do Instituto Emater e do Programa de Desenvolvimento Rural Sustentável, da Itaipu Binacional.