Cotidiano

?A gente precisa deixar o ego em casa?, diz Eliane Giardini sobre ?Dois irmãos?

RIO – Eliane Giardini diz que ficou com a fase mais barra pesada de Zana, a mãe dos gêmeos Omar e Yaqub em “Dois irmãos”. A atriz será vista a partir do quarto episódio da minissérie dirigida por Luiz Fernando Carvalho, que vai ao ar nesta quinta-feira, dia 12, na Globo. Links Dois irmãos

Eliane divide a personagem com a novata Gabriella Mustafá e Juliana Paes na adaptação do romance de Milton Hatoum para a TV. Foi um trabalho de difícil realização, conta ela, que mergulhou numa série de ensaios e preparações para a obra antes das gravações:

? A gente mergulhou por inteiro e fez um trabalho de vivência dos personagens meses antes das gravações. Foram muitas horas de improvisações, ensaiamos com os olhos vendados. Eu, Juliana e Gabriella fomos improvisando juntas a nossa Zana. Você precisa arregaçar as mangas e deixar o ego em casa para topar esse tipo de trabalho ? conta a atriz.

Na trama, Zana desestrutura toda a família por conta de sua franca predileção por Omar, o Caçula.

? Trabalhos como esse mudam tudo. É como se abrisse uma porta de um cômodo novo, abre um novo espaço em você ? compara Eliane, que mantém um longa parceria com o diretor Luiz Fernando Carvalho: ? Eu o conheci na extinta Manchete e fui dirigida por ele na novela “Helena” (de 1987). Adoro trabalhar com ele de tempos em tempos, me reconforta, remete ao meu início de carreira. Mas é tudo muito intenso.

Uma das parcerias mais recentes de Eliane com o diretor foi a minissérie “Capitu”, de 2008. Ela interpretava Dona Glória, a mãe de Bentinho.

? Essas mães alucinadas sempre estão presentes nas obras do Luiz. Zana é um personagem de muita ação e emoção, é devoradora. A escolha que ela faz por um dos filhos é terrível. Omar é amoroso com a mãe, se joga no colo dela. Yaqub é tímido, difícil de lidar.