Variedades

A Força: Arcano representa domínio das paixões

Carta do Tarot ensina como aproveitar energia aprisionada em você

A Força: Arcano representa domínio das paixões

O arcano “A Força”, no Tarot, é comumente representado pela figura de uma dama que envolve um leão. Não sabemos se ela o alimenta, o acaricia, abre ou fecha sua boca. Sabemos que os personagens da lâmina XI se mostram em um enigma cúmplice. O leão se mostra tomado pela força uma mulher.

Conta-se que os grandes gatos têm poder hipnótico. Que o contato físico com o predador acontece em condições similares a um sonho de olhos abertos em um estado de privação prazeroso. O ser humano então, capturado pelos olhos do felino, não consegue reagir. O cérebro anestesia o corpo e se instaura uma cumplicidade entre presa e predador para que tudo acabe o mais rapidamente possível.

Quando se fala do arcano XI, estamos pensando em quem? Na dama ou no animal? Pode-se associá-lo aos signos astrológicos de Virgem e Leão. A Força é o resultado da ação das duas figuras, intimamente ligadas. Nos contos de fada, é “A Bela e a Fera”. O arcano “A Força” nos coloca frente a uma questão corriqueira, mas também muito interessante: o domínio das paixões. Somos vítimas da ação das paixões ou nos colocamos acima delas? O ideal é abrir a jaula e soltar as feras ou mantê-las cativas e alimentadas?

Nem tanto ao céu, nem tanto à terra. Soltando as feras sentimos um grande alívio, mas prejudicamos quem está ao redor. Trancando a fera na jaula poupamos nossos amigos, companheiros e familiares, mas ficamos com um sapo (ou um leão?) preso na garganta.

A Força ensina que a energia apaixonada precisa ser distribuída dentro de nós, antes de qualquer outra ação. Precisa correr por nossas veias. Precisa ser vivida e devidamente emanada. Desejo que a Força propicie a todos nós uma conversa com a natureza de nossos leões internos, através da compreensão do magnetismo e do sentido de dignidade. Que haja carinho, inteligência, coragem, soberania, vitalidade e muita motivação na hora da domadora abrir a jaula.