Variedades

 A Família das tesouras

Hoje, em mais uma capítulo da nossa série de reportagens sobre os profissionais que diariamente lutam contra tempo para preservar o trabalho quase que da mesma forma de décadas atrás, vamos mostrar o trabalho de uma família que desde 1996 “faz a cabeça” de muitos cascavelenses.

Na hora de postar uma selfie nas redes sociais, muitos se preocupam com a aparência, mas quando a família iniciou os trabalhos no estabelecimento denominado de “João Cabeleireiros”, no Bairro Alto Alegre, a realidade era outra. Máquinas fotográficas em celular era algo impensável. Alias, os telefones móveis começavam a dar seus primeiros passos no Brasil.

João Passarinho de Oliveira iniciou o salão sozinho, mas acabou envolvendo toda a família. “Conforme meus filhos foram crescendo comecei a ensina-los a trabalha com a tesoura”, diz o patriarca da Família Oliveira.

Família unida

Hoje são três filhos, uma sobrinha e João que se dividem nas funções de barbeiro, cabeleireiro, manicure e pedicure. Quando iniciou os trabalhos, no entanto, o trabalho era voltado apenas para o cuidado dos homens, mas com a inclusão das duas filhas nos trabalhos, em 2002, o público feminino passou a ser atendido.

Juciane Oliveira, a filha mais nova de João, não esconde a admiração pelo pai. “Já tem oito anos que trabalho com meu pai, eu gosto da profissão e ele me deu essa oportunidade, e estou muito feliz aqui”, diz a manicure. Além de resistir ao tempo na mesma profissão, trabalhando juntos só aumentou os laços de família.