Agronegócio

A erosão tem solução

Além de todas as tecnologias voltadas à diversificação, o Iapar (Instituto Agronômico do Paraná) vai focar em um assunto bastante problemático enfrentado por produtores de toda a região: a conversação de solo.

Serão mostradas em detalhes tecnologias para aprimoramento do plantio direto e a rotação de cultivos com a utilização de adubos verdes e plantas de cobertura, práticas de eficiência comprovada no controle da erosão e na melhoria condição geral dos solos, que possibilitam ganho de produtividade nas lavouras e, consequentemente, no aumento da rentabilidade da propriedade.

A aplicação nas lavouras de dejetos de suínos e de cama de aviário, resíduos abundantes na região oeste do Paraná, e a apresentação de opções de plantas para cobertura do solo e adubação verde são os destaques.

1,5 mil palestras

Muitos dos que já passaram pelo Show Rural Coopavel, desde a sua primeira edição em 1989, dizem que a aérea onde inovações, pesquisas e máquinas são apresentados se assemelha a uma universidade a céu aberto. E esse conceito é reforçado pelas palestras técnicas que ocorrem nos cinco dias do evento.

A 30ª edição do Show Rural vai oferecer 1,5 mil palestras técnicas aos visitantes, em média 300 por dia. Elas vão abordar os mais diferentes temas, sempre associados a segmentos que compõem a cadeia do agronegócio. Há agendas desenvolvidas pela própria Coopavel e também pelos 530 expositores.