Cotidiano

A doce e trabalhadora Dercina

A doce e trabalhadora Dercina

Dercina Talfer

Nascimento: 04/03/1957

Falecimento: 29/10/2019

Natural de São Gabriel da Palha (ES), Dercina Talfer se aventurou a morar em Cascavel com apenas 19 anos, nos idos de 1976. Ela seguiu o irmão Antônio, que se mudou para Cascavel transferido pelo Banco do Brasil, onde já trabalhava.

Dercina também logo encontrou emprego. “Ela começou a trabalhar como zeladora em algumas residências e em 1992 fez concurso público e passou, então foi trabalhar na prefeitura”, lembra Antônio.

Ao longo dos anos, ela trabalhou em vários locais diferentes: no Cmei (Centro Municipal de Educação Infantil) Estefani Galeski, no Bairro Santos Dumont, depois foi transferida para a UPA (Unidade de Pronto-Atendimento) Brasília e então para a UPA Veneza, onde atuava como atendente-geral.

Grande coração

Apesar de ter dedicado muitos anos de vida ao trabalho, Dercina Talfer nunca deixou a família de lado e sempre foi descrita pelos familiares como uma mulher de grande coração. Antônio conta que sua principal lembrança da irmã será seu jeito dócil.

A sobrinha Adriedina Talfer de Assis mora em São Gabriel da Palha e conta que a família que está no Espírito Santo nunca se esquecerá de Dercina: “Ela estará para sempre nos nossos corações… sua gargalhada, seus lindos olhos azuis e seu bom coração nunca serão apagados de nossas lembranças”.

A despedida

Aos 62 anos, Dercina Talfer descobriu uma pancreatite aguda. Ela ficou 42 dias internada no HU (Hospital Universitário) de Cascavel, mas não resistiu aos tratamentos e teve falência múltipla dos órgãos. Dercina faleceu na última terça-feira (29). Ela não chegou a ter filhos.