Educação

A Cultura da Paz contra o Bullying

Como forma de levantar a bandeira da prevenção alunos realizaram trabalho de conscientização desde o início do ano

Um dos maiores problemas reconhecidos atualmente no mundo escolar é o Bullying. Tal prática tem levado a sérias consequências dentro e fora do ambiente escolar. O preconceito, a falta de empatia, o desrespeito ao outro, o ataque verbal ou físico têm afetado nossas crianças de forma crônica. Não se trata de algo novo dentro das escolas, porém assim como outros problemas sociais e de saúde, este também ganhou destaque a partir do momento em que foi reconhecido como algo verdadeiramente prejudicial. Além do trauma psicológico advindo dessa prática abusiva, através da baixa autoestima, da ofensa e do medo causado, as consequências refletem no aprendizado da criança e do adolescente.

O problema também ocorre em outras relações, como entre alunos e professores, fato que se agrava quando um ou outro deixam de desenvolver seu papel de forma satisfatória, devido ao medo e ao trauma causados. Segundo especialistas existem alguns passos fundamentais para encarar e superar o problema. Estes passos pressupõem o envolvimento de todos dentro da escola. Os passos se iniciam no reconhecimento da existência do bullying, seguido de conhecer e cumprir a lei de combate ao bullying. Tem como base transformar os valores dos alunos, Engajar os professores, Envolver os pais na vida escolar e também não subestimar o cyberbullying, pois não somente no momento em que os envolvidos estão na escola é que ocorrem os abusos.

Quando se analisa os passos, chega-se a conclusão que ainda não se avançou muito no que diz respeito ao problema. Quando existem campanhas para que o Bullying ainda seja reconhecido dentro das escolas, percebemos que ainda há muito a se fazer. No que diz respeito à lei, ela existe desde fevereiro de 2016, e trata-se de uma lei federal que determina que todas as escolas públicas e privadas do Brasil precisam "assegurar medidas de conscientização, prevenção, diagnose e combate à violência e à intimidação sistemática (bullying)". A Lei nº 13.185 determina que é considerada intimidação sistemática (bullying) todo ato de violência física ou psicológica, intencional e repetitivo que ocorre sem motivação evidente, praticado por indivíduo ou grupo, contra uma ou mais pessoas, com o objetivo de intimidá-la ou agredi-la, causando dor e angústia à vítima, em uma relação de desequilíbrio de poder entre as partes envolvidas.

Sabendo que o Bullying não é brincadeira, o Colégio Santa Maria já vem trabalhando os valores com seus alunos como base do ensino. O envolvimento das famílias e dos professores já é algo que faz parte do plano político pedagógico da escola. Como forma de levantar a bandeira da prevenção e combate ao Bullying, os alunos dos 7ºs anos, realizaram um trabalho de conscientização desde o início do ano, com o Projeto Cultura de Paz, desenvolvido nas aulas de Língua Portuguesa da Profª Lariana, para aprimorar a capacidade humana de compreender, aceitar e tratar bem o outro.

Segundo a professora, “nossas crianças e adolescentes precisam entender que palavras machucam e agressões físicas e verbais não fazem parte de uma brincadeira”.

Os alunos produziram diversos textos de diferentes gêneros textuais sobre o tema, além de debates e relatos pessoais referentes a essa prática.

Um dos gêneros textuais trabalhado foi o anúncio publicitário, que, através da Campanha “Bullying não tem graça!”, eles refletiram e entraram na luta contra o bullying nas escolas.