Policial

?A culpa é do PDI?: Condutores culpam obras por infrações

Para tentar inibir irregularidades, Cettrans reforçou a fiscalização na região central

Cascavel – Prestes a completarem um ano, as obras do PDI (Plano de Desenvolvimento Integrado) na Avenida Brasil têm causado transtornos a motoristas que precisam trafegar pela principal via da cidade. Entretanto, muitos destes condutores se aproveitam para cometerem diversas infrações de trânsito. Aos agentes, a desculpa é sempre a mesma:

“Achei que podia estacionar aí. As obras confundem muito”.

Para tentar inibir estas irregularidades, a Cettrans (Companhia de Engenharia de Transporte e Trânsito), órgão responsável pela fiscalização de trânsito, reforçou a fiscalização na região central de Cascavel.

Apesar da presença dos agentes, estes motoristas parecem não se importar e continuam a cometer diversas infrações, que vão desde conversões em locais proibidos até estacionamento na pista de rolamento. Irregularidades que atrapalham quem tenta circular por estas ruas e colaboram para o número de acidentes de trânsito.

A principal infração cometida é a de estacionamento em locais proibidos. Sem se preocuparem em congestionar o trânsito e sem demonstrar qualquer educação, diversos condutores estacionam em meio à pista, irregularidade considerada grave, com multa de R$ 127,69 e cinco pontos na carteira, além de remoção do veículo.

Na Avenida Brasil, proximidades da Praça da Bíblia, região de diversas agências bancárias, não é raro encontrar veículos parados na faixa da esquerda. Os recuos construídos recentemente para os ônibus do transporte coletivo também se tornam estacionamentos gratuitos aos clientes destes bancos.

Outros motoristas se aproveitam e estacionam junto ao canteiro de obras, no canteiro central da rodovia.

“Eles estacionam e não estão preocupados. Se bobear eles ainda pedem para a gente dar uma ‘olhadinha’ no carro”, disse, aos risos, um dos funcionários que trabalham na revitalização da Brasil.

Conversões irregulares

Outra infração bastante comum flagrada pela equipe de reportagem são as conversões em locais proibidos. Nas ruas Salgado Filho e Castro Alves, por exemplo, os motoristas ignoram a sinalização e realizam conversões à esquerda para acessar as vias transversais.

Em outras ruas, como é o caso da Pio XII e da Vicente Machado, os condutores fazem conversões na contramão. Vale lembrar que nas trincheiras recém-abertas ainda não há sinalização proibindo as conversões nestes locais. Porém, depois do fim das obras, o acesso a estas vias será possível apenas pelas ruas paralelas à Avenida Brasil.